Prefeitura assina projeto para viabilizar soluções inovadoras de preservação ambiental

Gestor da capital alagoana participou da abertura do mês do meio ambiente, no Vergel do Lago

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 03/06/2022 às 15:05
Prefeitura assina projeto para viabilizar soluções inovadoras de preservação ambiental
Prefeito JHC junto às crianças no Vergel do Lago reforçou a importância do meio ambiente preservado. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, assinou nesta sexta-feira (3), o Projeto de Lei Maceió Mares Limpos que autoriza a Prefeitura a celebrar o acordo internacional com o Programa das Nações Unidas para Meio Ambiente para realizar soluções circulares e inovadoras no uso de plásticos pelo setor de turismo com foco na redução da poluição plástica. Com isso, Maceió será uma das primeiras cidades da América Latina e a primeira do Brasil a executar o programa. 

“Então, essa iniciativa faz parte de um grande projeto de preservação ambiental que vai preservar o ecossistema, o meio ambiente e pensar também nas futuras gerações. Por isso queremos chamar a atenção da população para preservar o nosso meio ambiente e promover qualidade de vida e bem-estar da nossa população”, frisou o prefeito. 

A assinatura do projeto que será enviado à Câmara de Vereadores, aconteceu durante o evento de abertura da campanha ‘Essa é minha natureza’ em alusão ao mês do Meio Ambiente, no Vergel do Lago. Durante todo este mês de junho, órgãos municipais realizam uma série de ações voltadas para a conscientização da população para preservar o Meio Ambiente. 

Prefeito JHC assinou o projeto de lei com foco na pauta ambiental que será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC assinou o projeto de lei com foco na pauta ambiental que será enviado à Câmara de Vereadores para aprovação. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Preservação - De janeiro até maio deste ano, a Prefeitura já retirou mais de 120 mil toneladas de lixo das ruas, vias e espaços públicos da capital. Além disso, mais de 1.400 mudas de árvores nativas já foram plantadas e mais de 500 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos pelas cooperativas parceiras da Prefeitura de Maceió. 

A diretora de planejamento e serviços especiais da Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), Kedyna Tavares, explicou que durante todo o mês a Sudes estará com ações para que a população conheça a importância do meio ambiente. 

“A população está convidada para conhecer as ações de cada secretaria que vai mostrar a importância do meio ambiente. Se o ser humano não tomar para si a propriedade de cuidar do meio ambiente, vai ter várias respostas que a natureza vai trazer para a gente. Colete seu lixo, cuide e preserve o meio ambiente”, disse. 

O secretário de Desenvolvimento Territorial, Pedro Vieira, afirmou que há preocupação em preservar o meio ambiente, e que ações como essa, são fundamentais. “Vamos cuidar do meio ambiente com todas as pessoas inseridas nele”, disse. 

Maria José dos Santos, é presidente Coprel Antares, e trabalha com material reciclável há 18 anos. Para ela, ações como essa são fundamentais para a conscientização dos moradores. 

“O papel da cooperativa é retirar o lixo que veio das ruas e que ia para rios, lagoas e mares. Pedimos para que separem os resíduos e entreguem de forma correta nas cooperativas”, disse. 

Eyslaine Roberta é moradora do Vergel do Lago, há 18 anos e contou que a ação foi importante para que todos entendam a importância da lagoa. “Essa ação é importante para que as pessoas se conscientizem, e entendam que a lagoa é nossa e não é só para jogar lixo, é um sustento para todos que moram aqui”, disse.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860