Prefeitura apresenta sistema para modernização de semáforos em Maceió

Entre as iniciativas estão a implantação de semáforos 4G e semáforos inteligentes

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 26/01/2023 às 14:10
Prefeitura apresenta sistema para modernização de semáforos em Maceió
Prefeito JHC aponta para o monitoramento feito pela SMTT para melhorias na mobilidade urbana. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nesta quinta-feira (26), novas tecnologias de inovação que vão modernizar o serviço de transporte na capital. Com as tecnologias que passam a ser utilizadas, o Município garante melhorias no tráfego de veículos e na qualidade de vida dos maceioenses. JHC avalia a iniciativa como garantia do bem-estar da população. 

“Vamos mudar a dinâmica dos semáforos da nossa cidade. Todos os investimentos são com foco principal em diminuir o tempo da população no trânsito e garantir o bem-estar dos maceioenses. Antigamente, a gente tinha uma mistura de tecnologias que não se conectavam entre si. Então estamos saltando de duas gerações de semáforos de uma vez só, colocando 4G alinhando com a inteligência artificial”, explica o prefeito. 

Entre as modernizações está a implantação de semáforos 4G que vão atuar, inicialmente, no Centro e na Avenida Comendador Gustavo Paiva. As operações serão iniciadas com 47 novos semáforos, sendo 33 no Centro de Maceió e 14 na Avenida Comendador Gustavo Paiva. A gestão dos semáforos será via satélite, em tempo real e será acompanhada na palma da mão, com smartphones e também por agentes do Núcleo de Operação Integrada (NOI). 

O superintendente de Transporte e Trânsito de Maceió, André Costa, destaca que Maceió está se tornando cada vez mais moderna e inteligente. 

“Estamos iniciando na parte dos semáforos um grande investimento que está sendo feito. E essa é a visão que o prefeito tem para a cidade se tornar mais moderna e através disso resolver problemas das pessoas. Não é só tecnologia pela tecnologia, o principal é a gente conseguir resolver problemas reais que atingem as pessoas cotidianamente, seja em transporte coletivo ou em veículo particular”, frisou André Costa. 

A implantação de semáforos inteligentes também está entre as medidas. As avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima terão instalação de semaforização inteligente. Serão 30 intersecções de semáforos, desde o viaduto da antiga PRF, até a Praça do Centenário. 

Os equipamentos são auto-adaptativos, com câmeras que contam, em tempo real, a quantidade de veículos nas vias de um cruzamento e um algoritmo que calcula o melhor tempo de semáforo, incluindo uma sincronização com os demais. 

Além disso, estudos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apontam um ganho de até 30% no tempo de viagem por este trajeto, comparando com a viagem feita antes do afundamento dos bairros. 

Também será implantado semáforo com instruções sonoras, em frente à Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly, no Centro. O equipamento emite um som de bipe que facilita a identificação dos dispositivos, além de informativos sonoros e em braille, possibilitando a travessia segura.  O dispositivo possui informativos em braile e também emite a mensagem no indicador sonoro para as pessoas que não possuem a leitura em braile. O dispositivo também será implantado em outros pontos da cidade, posteriormente.

Semáforos inteligentes vão garantir melhorias no tráfego de veículos em Maceió
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860