Prefeito JHC apresenta a vereadores e lideranças avanço das obras do Renasce Salgadinho

Desenvolvimento da obra já causa impactos positivos para os moradores da comunidade

Niviane Rodrigues e Daniel Paulino / Secom Maceió 30/12/2022 às 13:38
Prefeito JHC apresenta a vereadores e lideranças avanço das obras do Renasce Salgadinho
Prefeito JHC com vereadores, lideranças comunitárias e trabalhadores na obra do Renasce Salgadinho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, esteve na manhã desta sexta-feira (30), com vereadores e mais de 40 lideranças comunitárias, no Vale do Reginaldo, no bairro do Poço, para apresentar e vistoriar os avanços das obras do projeto Renasce Salgadinho, o maior programa de transformação ambiental da capital. Na oportunidade, JHC destacou a importância da obra e falou sobre outros investimentos que já foram executados na comunidade.

“Fico muito feliz em estar compartilhando com vocês mais uma obra. É uma obra grandiosa, que mudará para sempre a história de Maceió e é a maior obra ambiental de Alagoas. Aqui no Vale do Reginaldo a gente já trouxe luz de LED, pavimentação, equipamentos de lazer, o Renasce Salgadinho, que passa pelo meio da comunidade, e faz com que a gente consiga reavivar uma área histórica da nossa cidade”, disse o gestor.   

A recuperação do Salgadinho, e de todos os riachos que compõem a sua bacia hidrográfica, é um sonho antigo dos maceioenses que moram na região e também daqueles que circulam diariamente pelo local e são obrigados a conviver com o mau-cheiro exalado pelos esgotos despejados no riacho.

Além de apresentar a obra e mostrar a evolução do projeto, o objetivo da visita também foi instruir e alertar os líderes comunitários da parte alta da capital que o descarte irregular de lixo também acaba afetando as regiões mais distantes.  

“A água que chega no Vale do Reginaldo, por meio do riacho, acaba vindo também de outras comunidades espalhadas pela parte alta, então explicar para essas lideranças como funciona a obra e qual o impacto que ela irá proporcionar para o meio ambiente, é muito importante, pois é através do conhecimento deles que a consciência ambiental dentro de outras comunidades pode ser modificado”, explicou Carlos Eduardo Flor, que é gerente de Zeladoria, da Secretaria Executiva do Gabinete do prefeito. 

Lugar mais digno - Apesar das intervenções ainda estarem acontecendo, a mudança e os impactos positivos para a comunidade já são visíveis. É o que afirma a moradora Silvania Ferreira, que reside na localidade há mais de 15 anos.  

“Antes de iniciar essa obra, na hora do almoço era um mau cheiro muito grande. Incomodava muito. Agora está bem melhor, pois a gente quer criar os nossos filhos em um lugar mais digno e mais seguro para eles brincarem. Antes as crianças não tinham segurança, pois era tudo muito sujo”, disse.  

Arnaldo da Silva, que trabalha na obra e também é morador do Vale do Reginaldo há mais de 50 anos, esbanja felicidade e conta que sonha em ver toda essa transformação que ele hoje participa da construção em prática.

“O JHC foi o único prefeito que está fazendo algo pelo Vale do Reginaldo, e isso é muito bom. Eu espero que a obra continue, e a gente possa ver um Salgadinho diferente do que é hoje. Estou muito feliz em ter essa oportunidade de emprego e trabalhar em uma obra tão importante. Será uma verdadeira transformação”, afirmou.  

Parceria - Ainda durante a visita, o prefeito fez um agradecimento aos vereadores pelo apoio e ressaltou a importância da parceria entre o executivo e legislativo. “Quero fazer um agradecimento à Câmara dos Vereadores que está sempre nos dando apoio e o suporte necessário para que a gente possa sonhar alto e pensar no futuro de Maceió e das pessoas”, destacou JHC.

Em seguida, o presidente da Câmara, Galba Netto (MDB), enalteceu o cuidado do gestor com a capital e reforçou a parceria que tem proporcionado ganhos positivos para a cidade.

“Enquanto representantes da nossa sociedade, ficamos felizes de ver o empenho e o carinho em que a cidade está sendo cuidada. Mais uma situação que a gente vê de perto, para poder testemunhar todo esse grande circuito que está sendo criado, para que a gente possa transformar a cidade de Maceió. Parabéns ao prefeito e toda sua equipe. A Câmara estará sempre em sintonia com a Prefeitura para que possamos contribuir ainda mais com o desenvolvimento da nossa cidade”, finalizou.   

A Obra - O conjunto de obras segue em diversos bairros e vai mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo e devem ser concluídas e entregues até o final de 2023.

Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região. São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.

Ações educativas, com palestras, oficinas de reciclagem e outras atividades também fazem parte do projeto técnico-operacional. Durante a vistoria, também estiveram presentes o secretário de Infraestrutura, Lívio Lima, engenheiros da obra e assessores técnicos.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860