Prefeitura apresenta a ministro ações de incentivo à inovação e tecnologia em Maceió

Gestor da capital alagoana assinou decretos municipais que vão fortalecer a tecnologia

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 26/08/2022 às 15:41
Prefeitura apresenta a ministro ações de incentivo à inovação e tecnologia em Maceió
Prefeito JHC é defensor de uma Maceió mais inclusiva com ações de inovação e tecnologia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, apresentou ao ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, uma série de ações para incentivar a inovação e tecnologia em Maceió. A apresentação aconteceu nesta sexta-feira (26), no Hotel Ritz Lagoa da Anta. Na ocasião, o gestor assinou dois decretos municipais que garantem o funcionamento do Sandbox Regulatório de Maceió, e outro que designa o Gabinete de Governança para coordenar estudos e projetos para uso do Pátio Ferroviário.

Na ocasião, JHC apresentou o Plano Maceió 4.0 que lança desafios de inovação atrelados com a transformação social. O gestor afirmou que o Município quer propor desafios para transformar Maceió numa cidade que também pense nas pessoas.

"Vamos aliar as tecnologias com as transformações sociais, e queremos servir de exemplo para o Brasil. Vamos lançar o Sandbox Maceió para tentar solucionar alguns problemas. É um projeto que se inicia hoje junto com a participação de todo ecossistema de inovação”, explicou.

JHC também falou sobre os centros de inovação que no primeiro momento atenderão os bairros do Vergel do Lago e Jaraguá. “No Vergel, serão levados equipamentos públicos de turismo e lazer, fazendo uma transformação social inovadora. Já no Jaraguá, teremos um espaço para integrar órgãos municipais para atender as demandas da população, é o Centro de Inteligência e Inovação”, contou.

Prefeito JHC assina decretos municipais para o fortalecimento da tecnologia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC assina decretos municipais para o fortalecimento da tecnologia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

O espaço vai servir de multiuso para dar respostas rápidas ao cidadão, integrando pastas de zeladoria. Como explicou o secretário de Governança, Antonio Carvalho.

“O espaço será ideal para que o prefeito se reúna com os secretários em momentos de gerenciamento de crise, usando dados nesses momentos. A ideia é que o 156 se integre às pastas de zeladoria, e a gente tenha uma resposta rápida para o cidadão. Teremos pastas como SMTT, Defesa Civil, Saúde, todo mundo no mesmo local para que possa dar esclarecimentos quando for necessário”, explicou o secretário.

Além disso, o gestor também abordou sobre o Ciclo de Inovação que vai trabalhar em quatro frentes, que são: saúde, trabalho e renda, fiscalização e ordenamento urbano. O ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, parabenizou o prefeito pela iniciativa. De acordo com ele, um gestor levar a transformação digital em pouco tempo, é exemplo para o Brasil.

“Vendo hoje aquela figura ali, fico feliz porque Maceió ganhou com um prefeito como você. A gente tem acompanhado o esforço de acelerar a questão de cidades inteligentes, e isso significa melhorar o serviço público das prefeituras com os cidadãos. O que você está fazendo aqui logo será percebido e isso se multiplica”, afirmou.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860