Prefeitura acompanha soltura de mais de 100 tartarugas na praia de Guaxuma

Filhotes estavam sendo preservados em um ninho monitorado pelo Instituto Biota

Daniel Paulino (estagiário) / Secom Maceió 23/12/2022 às 19:05
Prefeitura acompanha soltura de mais de 100 tartarugas na praia de Guaxuma
Prefeito acompanha soltura de tartarugas em Guaxuma. Foto: Davysson Mendes/ Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou nesta sexta-feira (23), a soltura de mais de 100 filhotes de tartarugas marinhas, da espécie cabeçuda, na praia de Guaxuma, no litoral norte. O momento também foi prestigiado por moradores locais e estudantes. JHC destacou a importância da conscientização ambiental das crianças.

“São experiências que só têm em Maceió. Procure o Instituto Biota nas redes sociais, e você estará ajudando, acompanhando e participando desse cuidado que é desenvolvido com o nosso meio ambiente. O legal é ver a criançada, as futuras gerações, com essa visão de futuro, pois é essa criançada que vai pautar a geração delas, que vai crescer com essa conscientização, vai educar seus pais, educar a sociedade como um todo e a gente fica muito feliz com isso”, disse o prefeito.

Os filhotes, que tiveram em torno de 50 dias de incubação, estavam sendo preservados em um ninho monitorado pelo Instituto Biota. Atualmente, 20 ninhos estão sob acompanhamento da instituição, mas devido ao período de desova, esse número deve aumentar.

Durante todo o período, os ninhos são sinalizados com estacas que contêm informações básicas que auxiliam no acompanhamento. Somente em Maceió, mais de 150 ninhos já foram registrados na praia da Sereia, que é conhecida como o berçário das tartarugas na capital.

O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, falou sobre a importância e o objetivo do momento, e pediu também a ajuda da população.

“Esse momento, que é muito especial, tem como objetivo promover a consciência ambiental da população. Aproveito a oportunidade, e peço também para que os banhistas não venham mexer nesses espaços que possuem essas estacas, pois devemos zelar pela vida desses animais e do meio ambiente como um todo”, disse.

Mário Henrique, de 12 anos, acompanhou a soltura dos animais e disse que ficou muito feliz com a experiência. “Já participei outras vezes, há alguns anos, e agora fico bem feliz em ver novamente a soltura. É muito bonito”.

Parceria - Buscando orientar os agentes de limpeza urbana da capital, instrutores do Instituto Biota desenvolveram uma capacitação para 50 garis que trabalham na limpeza da orla marítima. A ação teve o objetivo de orientar estes profissionais a agir de forma correta ao encontrar animais marinhos encalhados.

A capacitação foi dirigida aos garis que operam entre as praias do Pontal da Barra até Cruz das Almas. Eles conheceram um pouco da fauna marinha da região costeira de Maceió e aprenderam como acionar o Instituto Biota, para atender algum caso de desencalhe, ou achado de animal marinho. A ação foi fruto de uma parceria da entidade com a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

Ao avistar um animal encalhado, o cidadão deve, primeiro, evitar qualquer tipo de aproximação, posteriormente, entrar em contato com o Instituto Biota por meio dos números (82) 99115-2944, (82) 98815-0444 ou (82) 99115-5516 e aguardar as instruções.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860