Prefeitura acompanha atendimentos do Saúde da Gente na Grota do Pau d’Arco, no Feitosa

Programa já realizou quase 200 mil atendimentos em diversas comunidades da capital

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 04/01/2023 às 14:03
Prefeitura acompanha atendimentos do Saúde da Gente na Grota do Pau d’Arco, no Feitosa
Prefeito JHC com a equipe de atendimento do Saúde da Gente levando os serviços à comunidade do Pau d’Arco, no Feitosa. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou nesta quarta-feira (4) os atendimentos do Programa Saúde da Gente na Grota Pau d’Arco, no Feitosa. O Saúde da Gente, que é considerado o maior programa de saúde itinerante do Brasil, leva serviços de atenção primária para diversas comunidades e bairros da capital. Na ocasião, JHC afirmou que a Prefeitura de Maceió construiu um modelo de saúde perto da população.

“Essas iniciativas alegram os maceioenses, e quando visitamos essas áreas é para estar mais perto da população e dar essa cobertura da atenção primária para quem mais precisa. Somos a melhor atenção primária do Nordeste e a segunda do país, tudo isso porque construímos um modelo de atendimento de saúde perto da população. Entramos com equipe multidisciplinar, a gente vem com a Saúde, mas tem também a Assistência Social. A gente pode trazer o Saúde da Gente, mas se a comunidade não abrir a porta de casa, não avançamos, e tudo isso é um pacto social”, disse o prefeito.

O Saúde da Gente reúne 120 frentes de trabalho e conta com mais de 400 profissionais envolvidos diretamente no projeto, que é voltado especialmente para comunidades mais carentes de Maceió, priorizando a Atenção Básica e a Média Complexidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Célia Fernandes, os indicadores da capital têm avançado graças às melhorias no serviço de atenção primária.

“Nós só alcançamos a melhoria na atenção primária, porque viemos até a população e estamos fazendo a diferença. Por isso que os nossos indicadores estão melhorando, e esse programa veio para ficar”, frisou a secretária.

Entre os serviços levados à comunidade estão a vacinação, avaliação nutricional, curativos, testagem de Covid-19, assistente social e fisioterapia em domicílio, entre outros.

Durante a visita, o prefeito desceu a comunidade e acompanhou a vacinação nas residências dos moradores. Jean Ferreira é líder comunitário e falou da felicidade em receber o prefeito. "A gente só tem a agradecer à Prefeitura, aqui é só alegria. Moro aqui há 27 anos e é a primeira vez que vejo um prefeito descer aqui na grota”, contou o morador.

Nadja da Silva, conhecida por Nina, também compartilha do mesmo sentimento. "Pela primeira vez estamos vendo um prefeito descer a grota. É muito especial para a gente receber vocês aqui”, disse. 

Acesso aos serviços - Para ter acesso aos serviços, basta o cidadão apresentar um documento com o número do CPF e cartão do SUS.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860