Prefeitura implanta ciclofaixa no Trapiche da Barra

Com esta mais esta novidade, capital alagoana passa a ter mais de 60 km de malha cicloviária

Secom Maceió 19/01/2023 às 16:15
Prefeitura implanta ciclofaixa no Trapiche da Barra
A ciclofaixa conta com 3,8 km de extensão. Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou a implantação de mais uma ciclofaixa na capital. A Ciclofaixa do Torcedor, como foi denominada, fica na Avenida Siqueira Campos, no Trapiche da Barra, e conta com 3,6 km de extensão. Com esta ciclovia, Maceió passa a ter mais de 60 km de malha cicloviária, como explicou o prefeito.

“Nós pegamos Maceió com 30 km de malha cicloviária, e já dobramos, estamos com 60 km. Aqui na Avenida Siqueira Campos estamos perto de equipamentos públicos importantes, então quando a gente molda a cidade, a cidade nos molda. A partir do momento que a gente implanta uma ciclofaixa, as pessoas começam a usar e já legitimam esse modal que é sustentável, saudável e barato para a população. Ficamos muito felizes em contemplar com ciclovias avenidas importantes da nossa capital”, destaca JHC.

A ciclofaixa, que está pintada de azul e vermelho em homenagem aos torcedores alagoanos do CSA e do CRB e conta 1,8 km de cada lado e atenderá aos moradores do Trapiche da Barra e localidades próximas como Vergel do Lago, Prado, Ponta Grossa, além do Jaraguá e o Centro.

Outros pontos reservados a ciclistas estão em fase de implantação, como a ciclovia das avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, que vai atender bairros como o Farol, Pitanguinha, Gruta de Lourdes e o entorno destas regiões.

O superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, ressaltou a importância da segurança no trânsito para os ciclistas e demais trabalhadores que vão utilizar a ciclofaixa.

"As pessoas já trafegam de bicicleta pela cidade e com a ciclofaixa, elas passam a utilizar esse veículo com mais segurança, sem dividir espaço com carros e motos. É um compromisso da gestão do prefeito JHC, o que nos dá ainda mais força na busca por mais espaços que possibilitem mais tranquilidade a quem deseja se deslocar de bicicleta pela cidade", destacou.

José Gilmário Ferreira é comerciante e morador do Vergel do Lago; para ele a ciclovia vai beneficiar a todos os moradores.

“Achei muito bem feito. Foi a melhor coisa que fizeram, porque aqui era muito perigoso e podia ter acidente com ciclistas, já que aqui é uma via muito movimentada. Minha esposa trabalha aqui perto do Estádio Rei Pelé, passo sempre por aqui e agora ficou muito melhor para usar a bicicleta”, contou.

A SMTT conta com equipes de fiscalização para coibir o uso indevido das ciclovias instaladas na cidade. O órgão conta, ainda, com a ajuda da população para informar irregularidades e garantir que o espaço seja respeitado.

A população pode entrar em contato pelo aplicativo NOI Cidadão, disponível para Android e iOS; e também pelo telefone (82) 3312-5340, do Núcleo de Operação de Segurança (NOI) da SMTT, que atende 24h.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860