Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças

Redação 14/01/2021 às 12:45
Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças

Prefeito JHC autorizou obras nesta quinta-feira (14)

O conjunto Ouro Preto ganhará uma creche para atender mais de 200 crianças da região. O prefeito JHC autorizou, nesta quinta-feira (14), o início das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do conjunto. Quando estiver pronta, a creche terá a capacidade de atender crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, seja em dois turnos (matutino e vespertino) ou em tempo integral.

Prefeito JHC autoriza início de obras de creche no Ouro Preto. Foto: Edvan Ferreira

O prédio segue o padrão arquitetônico estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) e contará com playground, jardins, castelo d’água, área de estacionamento, solário, fraldário, pátio coberto, administração, sala de professores e refeitório, tudo com acessibilidade.

O prefeito JHC reforçou a necessidade cuidar das próximas gerações e de deixar o legado do conhecimento para a população. “O que queremos é igualdade de oportunidades. A primeira infância é a principal fase do ser humano. Quem está construindo a sua arquitetura cerebral, com os estímulos corretos, vai se tornar um adulto com maior capacidade, sendo equilibrado emocionalmente, podendo conseguir emprego, renda e desenvolver suas habilidades cognitivas e motoras”, ressaltou.

Foto: Edvan Ferreira

As obras do Cmei Ouro Preto custarão R$ 1.840.032,48, recurso proveniente dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), com contrapartida da Prefeitura de Maceió. A previsão é que seja finalizada em novembro de 2021 e passe a servir a comunidade em 2022.

JHC acrescentou que o Cmei do Ouro Preto é só o primeiro de um conjunto de obras educacionais que visam colocar em prática o plano de desenvolvimento de ensino. “Vamos implementar, sempre, onde se tem mais carência”.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Elder Maia, a assinatura da ordem de serviço do equipamento educacional só foi possível porque a nova gestão já conseguiu destravar algumas pendências burocráticas. “É uma creche/pré-escola que vai abrigar as nossas crianças. No mapa de demanda da Semed, já aprimorado pela equipe, identificamos que há uma demanda muito grande nesta localidade e, por isso, agilizamos o processo para início das obras”, explicou.

Elder Maia, secretário municipal de Educação. Foto: Edvan Ferreira

“Essa é uma obra fundamental, ainda mais neste período de retomada da economia, na pós-pandemia. A gente sabe que as famílias precisam muito do apoio da Prefeitura para deixar suas crianças seguras, convivendo com professores qualificados, transmitindo todo afeto, além do acesso à merenda”, completou Maia.

Para Luiz Carlos, líder comunitário do Ouro Preto, esse é um marco para o conjunto. “Esse era um local esquecido. Quem trabalha não tinha onde deixar os filhos. Por isso, estamos tão felizes com o início das obras. É isso que a gente espera: trabalho. Estamos muito animados”, comemorou.

Já o secretário de Governo, Francisco Sales, destacou que o entusiasmo, a força e a determinação do prefeito JHC têm feito a equipe a trabalhar com motivação. “São 14 dias de gestão e já estamos aqui autorizando a primeira ordem de serviço. É motivo de orgulho para os maceioenses. O prefeito disse que temos que agir rápido e esta agilidade está chegando ao Ouro Preto, mas com um detalhe: vamos fazer bem feito para não ter que fazer duas vezes. É o lema da nossa gestão, trabalhar com transparência, responsabilidade e respeito”.

A solenidade foi acompanhada pela presidenta da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Mirian Monte; pelo secretário de Assistência Social, Carlos Jorge; pelo vereador presidente da Comissão de Educação da Câmara, João Catunda; pelos vereadores Cal Moreira, Chico Filho, Fábio Costa e Aldo Loureiro; pelo deputado estadual Davi Maia e por líderes comunitários da região.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860