Maceió é Massa: Orla vai ganhar 10 km de ciclofaixa aos domingos com ação da Prefeitura e Carajás

Trecho beneficiado vai da Avenida da Paz até as imediações da Praça Gogó da Ema e será lançado já no dia 9

Deborah Freire / Secom Maceió 07/01/2022 às 19:39
Maceió é Massa: Orla vai ganhar 10 km de ciclofaixa aos domingos com ação da Prefeitura e Carajás
Ciclistas e praticantes de outros esportes terão uma faixa exclusiva para desenvolvimento de atividades. Foto: Secom Maceió

O calçadão da orla marítima vai ganhar mais espaço aos domingos a partir do próximo dia 9, com a "Ciclofaixa Maceió é Massa", uma ação da Prefeitura de Maceió e da Carajás. Uma das faixas das avenidas que ficam à beira-mar será fechada para automóveis e passa a ser destinada aos ciclistas e praticantes de outros esportes em um trecho de 10 quilômetros.

A área destinada ao projeto vai da Avenida da Paz, em Jaraguá, do lado oposto às Lojas Americanas, até a Avenida Álvaro Otacílio, na Ponta Verde, nas imediações da Praça Gogó da Ema, o que corresponde aos 10 quilômetros considerando o trajeto de ida e volta.

Toda a sinalização será feita por 2.205 cones doados ao Município pela Carajás, que neste primeiro dia também vai montar pontos de "pit-stop" com distribuição de água e orientação de trânsito para moradores e turistas.

A fiscalização e orientação dos motoristas, ciclistas e pedestres será feita pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). As equipes iniciarão o fechamento parcial da via às 7h, com previsão de liberação para os ciclistas às 8h. E o encerramento será às 16h, mesmo horário do término do “Domingo de Lazer”.

Inspiração - De acordo com o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, a ideia desse projeto nasceu de uma visita de secretários municipais a Medelín, na Colômbia, em agosto do ano passado, onde os gestores puderam conhecer iniciativas de sucesso voltadas à mobilidade urbana.

Claydson Moura destaca que a ideia do projeto é decorrente da visita feita à cidade de Medelín, na Colômbia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Claydson Moura destaca que a ideia do projeto é decorrente da visita feita à cidade de Medelín, na Colômbia. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

No final do ano passado, o Município procurou a Carajás para firmar a parceria que agora sai do papel. “A Carajás foi escolhida como primeira parceira por ter esse sentimento de pertencimento à cidade, e fomos de pronto atendidos pelo presidente do Conselho de Administração da Carajás, Alexandre Mendonça, que comprou a ideia”, comemorou Moura.

Ele explica ainda que a ciclofaixa da orla é um projeto piloto para criação e ampliação de espaços destinados aos ciclistas em toda a Capital. “A intenção é atender a cidade inteira, ampliando à medida que venham chegando novos parceiros”, acrescentou.

Para a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patrícia Mourão, a novidade atende a um desejo dos moradores e é mais uma ferramenta para atrair e agradar os turistas.

“Esse é um pleito dos ciclistas, de ter cada vez mais espaços dedicados a eles, e que atende ao plano de governo do prefeito JHC, da implantação de uma cidade cada vez mais acessível aos maceioenses. Por outro lado, como secretária de Turismo, afirmo que o turista quer estar em uma cidade onde as práticas ao ar livre estão acontecendo, especialmente neste momento de pandemia, para se sentir mais seguro”, afirmou.

Patricia Mourão destaca que pretende, em breve, disponibilizar bicicletas para uso comum nessa e nas novas ciclofaixas que serão inauguradas.

Alexandre Mendonça, presidente do Conselho de Administração da Carajás, reforçou que a empresa está disposta a contribuir com melhorias para a cidade e aberta a novas parcerias. “Como empresa nascida e criada aqui, temos total interesse em ações que colaborem com Maceió. Para nós, é muito importante participar não só desse momento, mas de outras ações que venham a ser realizadas”, destacou.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860