Maceió chega a 50% das crianças vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19

Em dois meses, 48.786 crianças de 5 a 11 anos garantiram o início da imunização contra a doença

Cássia Oliveira / Ascom SMS 15/03/2022 às 11:38
Maceió chega a 50% das crianças vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19
Quase 50 mil crianças já tomaram a primeira dose da vacina / Foto: Bruno Wesley

A Prefeitura de Maceió atingiu, nesta terça-feira (15), a cobertura de 50% das crianças de 5 a 11 anos a serem vacinadas na Capital, com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Com o percentual, o município alcança um total de 48.786 doses aplicadas nessa faixa etária, que é prioritária no atual momento da campanha em todo o país.

O avanço no registro das doses pediátricas reflete o empenho da gestão municipal em promover ações de controle da pandemia voltadas ao público infantil, não só na adaptação de estruturas – com decoração temática, recreadores caracterizados como personagens, espaços de lazer e até o trenzinho da criança – mas também com a ampliação de pontos exclusivos para a aplicação das doses pediátricas.

"Maceió avançou na vacinação infantil e vai avançar ainda mais. Vamos continuar vacinando muito, inclusive vamos reforçar nas escolas, que vão receber mais equipes a partir dessa semana para imunizar as crianças. A Prefeitura de Maceió não vai parar enquanto tiver uma pessoa precisando de vacina. A pandemia ainda está aí, mas os números estão controlados, o que só confirma o que a ciência sempre apontou, que só com a vacina poderemos voltar à vida normal. E aos poucos, estamos voltando", comemorou o secretário executivo do Gabinete do Prefeito e coordenador da vacinação, Claydson Moura.

Nessa segunda-feira (14), o Município deu início à aplicação da segunda dose da vacina Pfizer pediátrica, primeiro imunizante autorizado para vacinação infantil, que foi iniciada em 17 de janeiro. Com isso, foi possibilitado a todo esse público-alvo completar seu ciclo de imunização, que vem sendo disponibilizado para as crianças com a validação de especialistas, garantindo assim a segurança das vacinas pediátricas, para afastar, entre pais e responsáveis, as dúvidas e os temores disseminados por notícias falsas.

Onde vacinar as crianças a partir de 5 anos

Maceió Shopping (segunda a sábado, das 9h às 21h)

Terminal de Ônibus do Osman Loureiro, no Clima Bom (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Papódromo, no Vergel do Lago (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Praça Padre Cícero, no Benedito Bentes (segunda a sábado, das 9h às 16h)

Shopping Pátio Maceió (segunda a sábado, das 15h às 21h e domingo, das 12h às 18h)

Onde vacinar crianças a partir de 6 anos

II DS – US Durval Cortez (Prado – 9h às 20h)

II Centro de Saúde (Poço – 9h às 16h)

ESF Ouro Preto (9h às 16h)

ESF Cláudio Medeiros (Rio Novo – 9h às 16h)

US Paulo Leal (Feitosa – 9h às 16h)

US Arthur Ramos (Henrique Equelman – 9h às 16h)

Unidade Docente Assistencial Professor Gilberto de Macedo (Ufal – 9h às 16h)

US Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce – 9h às 16h)

Documentação para se vacinar

Para vacinar o público de 5 a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou de adulto responsável. Os pais devem apresentar o próprio documento de identificação com foto, CPF e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento e Caderneta de Vacinação, CPF ou Cartão SUS.

Caso os pais não estejam presentes é necessário o preenchimento do TERMO DE ASSENTIMENTO PARA ADMINISTRAÇÃO DA VACINA COMINARTY-PFIZER PEDIÁTRICA, além da cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação. Por fim, a Caderneta de Vacinação da criança e o CPF ou Cartão SUS.

Termo de assentimento para o público infantil de 5 a 11 anos.

Caso a criança não tenha CPF ou Cartão do SUS será necessário apresentação da Certidão de Nascimento. Para as crianças com comorbidades, também será necessário apresentar a prescrição médica, que ficará retida no local da vacinação.

Salvo as crianças com comorbidades, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não exigirá prescrição médica nem cadastro prévio para a vacinação de crianças que deverão estar obrigatoriamente acompanhadas pelos pais ou responsáveis e, na ausência destes, por adulto com declaração de autorização assinada pelos pais.

Confira mais informações

Descrição de comorbidades incluídas como prioritárias

Pessoas com deficiência - Plano de Vacinação

Leia também:

Vacinar sim! Especialista responde dúvidas de mães e pais sobre imunização infantil

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860