Prefeitura rompe burocracia, cria 27 mil trabalhos formais em 2 anos e dá exemplo ao País

Prefeitura de Maceió continua atuando em prol do desenvolvimento socioeconômico das famílias

Thiago Gomes / Secom Maceió 01/05/2023 às 09:20
Prefeitura rompe burocracia, cria 27 mil trabalhos formais em 2 anos e dá exemplo ao País
Prefeito JHC tem mantido a proposta de desburocratizar para gerar mais empregos na capital. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Em pouco mais de dois anos, a gestão do prefeito de Maceió, JHC, rompeu a burocratização que impedia o progresso e segue dando exemplo ao País quando o assunto envolve o desenvolvimento econômico e geração de empregos e renda. Entre 2021 e janeiro de 2023, foram criados 27 mil postos formais de trabalho na capital, conforme dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Este número representa mais da metade do quantitativo de vagas preenchidas em Alagoas no período. Em 2021, primeiro ano da atual administração, a capital teve um saldo positivo de 15.162 admissões, sendo quase 50% do saldo anual de todo o Estado.

No ano passado, 56% do total das vagas abertas em Alagoas foram em Maceió, com saldo de 10.860 novos empregos com carteira assinada. No primeiro bimestre de 2023, o município criou 724 empregos diretos, de acordo com o que foi divulgado pelo Novo Caged, seguindo o cronograma do Programa de Disseminação das Estatísticas do Trabalho, no âmbito do Ministério do Trabalho.

Outra boa novidade digna de comemoração foi divulgada na semana passada pelo prefeito. Com 4.812 empresas abertas somente em 2023, segundo a Junta Comercial de Alagoas (Juceal), Maceió desponta com mais da metade dos negócios criados em Alagoas este ano, sendo a quarta capital mais rápida do País quando se trata da abertura de empresas. Aqui, quem tenta empreender consegue concluir o objetivo em 6 horas.

Em 2022, foram abertos quase 18 mil novos negócios aqui e criados de 86 mil empregos formais, no acumulado do mesmo ano, superando o total de 2021, que somou aproximadamente 76 mil novas admissões. Os dados demonstram os avanços que são promovidos para desburocratizar e modernizar a instalação de novos empreendimentos em Maceió.

Com o propósito de desenvolver a economia local, a Prefeitura de Maceió vem agilizando a emissão de licenças como alvarás e habite-se. Em 2022, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB) emitiu 1.009 licenças. A iniciativa foi superior ao ano passado, quando foram contabilizadas 883 emissões, facilitando a instalação de estabelecimentos de diversos segmentos, aquecendo o mercado local.

Das 1.009 emissões do ano passado, 259 eram de alvarás de aprovação de projetos e execução de obras, superando o ano de 2021, que contabilizou 196 emissões deste tipo de documento. No mesmo período, foram emitidas 216 cartas de habite-se, ultrapassando as 184 registradas no ano anterior.

O empenho da gestão é no sentido de atuar da maneira mais ágil possível na avaliação da documentação das empresas. O resultado tem sido surpreendente, com a atração de grandes grupos para Maceió, que, juntos, têm gerado milhares de empregos.

A celeridade em que os processos para concessão de alvarás são apreciados, por exemplo, tem sido uma marca da atual administração, razão pela qual grandes marcas demonstram total interesse em se instalar na capital, atraídas pelo território, pelo público consumidor e, principalmente, pela ausência de obstáculos nos trâmites legais.

Aqui, empresas de vários setores, a exemplo da MRV Engenharia (1 mil vagas diretas), Engenharq (1.600 empregos), Shopping Jardim Center (1 mil), Havan (150), Carajás (450), Log Commercial Properties (1.200), Grupo Mateus (750), Assaí (600) e Quitandaria (500) já anunciaram investimentos que prometem aquecer o mercado local com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Algumas já abriram as portas e outras estão na iminência.

Além de se destacar na criação de novos postos de trabalho com carteira assinada em Alagoas porque reduz a burocracia, Maceió ainda está investindo em qualificação profissional. Com o Banco da Mulher, iniciativa criada por JHC, dentro do cronograma de ações da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania estão sendo concedidos auxílios financeiros a empreendedoras para a compra de insumos e equipamentos.

O Banco da Mulher visa promover o acesso igualitário à produção. O auxílio é destinado a mulheres maiores de 18 anos, que moram em Maceió, com renda abaixo do necessário para sua família e que não tenham sido beneficiadas por outros programas da Prefeitura de Maceió. A interessada deverá apresentar o plano de negócio. Serão, em média, 800 mulheres beneficiadas pelo auxílio de parcela única.

Outra iniciativa que tem mudado a vida de muita gente é o Emprega Mulher. O programa promove a autonomia econômica e financeira de mulheres em situação de vulnerabilidade social e o enfrentamento à violência doméstica, por meio de capacitação e qualificação profissional, empregabilidade e geração de renda.

Já são mais de 800 mulheres beneficiadas com formação e capacitação em diversas áreas: costureiras, manicures e pedicures, depiladoras, camareiras de hospedagens, maquiadoras, doceiras, pizzaiolas e salgadeiras. Os cursos são gratuitos e ofertados em parceria com o Senai [Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial].

A Secretaria da Mulher providenciou às beneficiadas passagem gratuita nos transportes públicos para garantir a locomoção até o local das aulas. Em breve serão abertas novas turmas.

"Essas iniciativas tem o objetivo de oferecer uma nova visão de futuro para essas mulheres, colocá-las como protagonistas de suas vidas e concedê-las a liberdade financeira, especialmente para aquelas que estão lutando contra a violência doméstica. Sabemos que muitas vezes a dependência econômica e financeira é determinante para que ela continue nessa situação", destacou Ana Paula Mendes, coordenadora do Gabinete da Mulher.

Para a juventude, a gestão JHC criou o Emprega Jovem, que já oportunizou com profissionalização mais de 2 mil pessoas. Foram mais de 10 cursos em diferentes áreas. Em parceria com o Sine, foram feitas oficinas para o cadastro no sistema informatizado dos beneficiários que dá acesso às seleções/vagas da iniciativa privada e mercado de trabalho.

Com a presença do prefeito JHC, na última formatura, realizada em março de 2023, foram diplomados 800 jovens.

A partir de agora, temos somado esforços no sentido de ampliar as parcerias do Emprega Jovem, que hoje é realizado somente com o Senai, para atender o comércio, através do Senac, e os empreendedores por meio do Sebrae. A proposta é atender ainda mais jovens e possibilitar experiências mais eficazes”, ressaltou o então secretário-adjunto da Juventude de Maceió, Rodolfo Barros.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860