Gestão de Maceió possibilitou recuperação da economia e de empregos no pós-pandemia

Retomada é um reflexo da gestão, que desenvolve programas voltados para as áreas sociais e econômicas

Tatiane Gomes / Ascom Semtabes 01/12/2022 às 10:03
Gestão de Maceió possibilitou recuperação da economia e de empregos no pós-pandemia
Retomada de empregos em Maceió é reflexo da gestão do Prefeito JHC. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A retomada de empregos no pós-pandemia em Maceió é um reflexo do investimento do prefeito JHC, que tem ações voltadas à promoção de políticas públicas econômicas e sociais para a capital. 

No primeiro mês da gestão, em janeiro de 2021, Maceió amargava um saldo anual negativo de 921 empregos do ano de 2020, segundo dados do Novo Caged. Com os investimentos da Prefeitura de Maceió, a capital bateu a 15.167 postos de trabalho criados durante todo ano de 2021. Neste segundo ano de gestão, até o mês de outubro, a capital alcançou quase 10 mil pessoas empregadas. 

Secretário municipal do Trabalho, Maurício Filho explica que a retomada econômica e de empregos na capital se deu, principalmente, no processo de desburocratização na abertura de empresas que o Município deu início. Em 2022, novos empreendimentos anunciaram investimentos e até já se instalaram em Maceió, a exemplo do Grupo Mateus, Assaí, MRV Engenharia, Quitandaria, Log Commercial Properties, entre outros.

“Essa é mais uma estratégia da gestão para garantir que mais empresas se instalem em Maceió e, consequentemente, mais postos de trabalho sejam criados. E sentimos essa diferença. O Sine Maceió este ano teve um aumento de quase 100% na oferta de vagas de emprego para a população”, afirma. 

Para 2023, a Secretaria Municipal do Trabalho irá criar um Grupo de Trabalho que irá integrar as ações desenvolvidas para promoção ao emprego nas pastas. O GT terá um formato de monitoramento, de avaliação e planejamento, ação para ampliar as políticas públicas de acesso e permanência no mercado de trabalho. 

Oportunidades

As formações profissionais e qualificações também diminuem a distância entre os desempregados e as oportunidades de mudança de vida. O Programa Emprega Jovem MCZ, realizado pela Prefeitura de Maceió em parceria com o Senai/AL, já conseguiu qualificar aproximadamente 1.200 jovens maceioenses entre 2021 e 2022. Outro projetos desenvolvidos pela gestão municipal, a exemplo do Favela 3D, Emprega Mulher incentivam a empregabilidade da população. As capacitações profissionais nas parcerias do Sine Maceió ultrapassaram 570 vagas ofertadas somente em 2022.

Para auxiliar na busca por emprego, a Prefeitura de Maceió também implantou o Auxílio-transporte para desempregados, benefício que concede gratuidade em 12 viagens de ônibus por mês por até 60 dias para pessoas que estejam desempregadas.

Serviços ao trabalhador

O papel do Sine Maceió também é importante ao aproximar os trabalhadores das empresas contratantes, se tornando uma porta de entrada para os profissionais que estejam procurando uma oportunidade no mercado. Em 2022, foram mais de 4.380 currículos cadastrados e mais de 4.745 pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego. 

Com os serviços gratuitos, é possível criar currículo profissional, se cadastrar em uma vaga de trabalho disponível e receber orientações da equipe para efetivar a conquista em entrevistas de emprego. 

O Sine Maceió está localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro de Maceió, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. 

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860