Prefeitura investe na saúde da mulher e proporciona 36 mil atendimentos ao público feminino

Programa Saúde da Gente garante acesso diversas consultas clínicas, exames e atendimentos nas comunidades

Thiago Gomes / Secom Maceió 08/03/2023 às 09:29
Prefeitura investe na saúde da mulher e proporciona 36 mil atendimentos ao público feminino
Prefeito JHC faz questão de assegurar políticas para que as mulheres tenham acesso contínuo à saúde. Foto: Secom Maceió

A marcante atuação social do prefeito JHC tem contribuído para melhorar a saúde de milhares de mulheres em Maceió, reforçando compromisso pela equidade social. Somente com o programa Saúde da Gente, foram 36 mil atendimentos ao público feminino desde que a iniciativa foi lançada pela prefeitura, no ano passado, garantindo a prevenção de doenças e o tratamento adequado a quem mais precisa.

Na estrutura itinerante de saúde, montada pela gestão nas comunidades, elas podem ter acesso a consultas clínicas, ginecológicas e de enfermagem, além de exames de citologia, ultrassom, laboratoriais, solicitação de mamografia, atendimento psicológico, orientações sobre pré-natal e planejamento reprodutivo e familiar. Outras ações também são incorporadas.

No cronograma previsto de atividades, o Saúde da Gente se propõe a atuar em diversas frentes. A cada 100 atendimentos que são oferecidos, 10 são de mulheres, reforçando a necessidade deste público aos serviços disponibilizados pelo município.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria Executiva do Gabinete do Prefeito, o projeto surgiu grande, com o status de maior programa de saúde volante do Brasil, por se propor a levar ações públicas a todos os bairros da capital. A meta é alcançar mais de meio milhão de pessoas.

“Estamos revolucionando a saúde de Maceió, aproximando a estrutura da prefeitura do povo, e um dos nossos objetivos é cuidar das nossas mulheres, levando o médico para perto delas, os exames que elas precisam, a orientação necessária para o tratamento eficaz. Isso é salvar vidas”, frisou o prefeito JHC.

Dezenas de profissionais têm a responsabilidade de prestar a assistência em saúde nas comunidades, inclusive visitando os moradores em suas casas.

"Desde a sua implantação, o Saúde da Gente tem sido um sucesso. A marca de 36 mil atendimentos para as mulheres significa que a população feminina aderiu bem ao programa e que mulheres de todos os bairros da capital estão sendo assistidas e cuidadas com as ações da Prefeitura de Maceió. Tudo isso próximo de suas residências, de domingo a domingo", destacou Beatriz Souza, supervisora do Saúde da Gente Mulher.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860