Fim do Cora: prefeitura lança o Pronto!, sistema inovador para marcação de exames e consultas em Maceió

Com o Pronto!, os maceioenses usuários do Sistema Único de Saúde poderão marcar os procedimentos sem enfrentar longas filas

Secom Maceió e Ascom SMS 08/09/2022 às 18:33
Fim do Cora: prefeitura lança o Pronto!, sistema inovador para marcação de exames e consultas em Maceió
Prefeito de Maceió, JHC, apresenta a nova ferramenta de marcação de exames, que já está em funcionamento nas unidades de saúde. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, lançou nesta quinta-feira (8), a nova ferramenta de marcação de consultas e exames complementares. Trata-se do Pronto!, um aplicativo que vai possibilitar a marcação de procedimentos via WhatsApp, com o contato (82) 99321-7974. Acompanhado da primeira-dama, Marina Candia, o prefeito avalia o feito como mais uma conquista histórica para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Agora não precisa mais ir à unidade de saúde para esperar na fila, já que as marcações de exames e consultas podem ser feitas pelo aplicativo Pronto!, de forma remota e eficaz. O sistema começou a rodar já tem um tempo e primeiro a gente faz isso, aprimora e depois lança. Já temos 17 unidades atuando com agendamento online, e o bom é que mesmo as unidades que já têm a opção de agendar online, tem os agendadores nos postos”, explicou o prefeito.

O prefeito de Maceió reforçou que o sistema garante maior segurança, e desta forma, o Cora está finalizado na capital alagoana. “Boa parte dos usuários que vinham na junta era para marcar procedimentos mais específicos. Então acabamos com o Cora e agora é o Pronto!. Sistema que vai trazer mais conforto para os usuários que vão sair muito mais satisfeitos”, completou.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início, no mês de julho, à implementação da nova ferramenta para tornar a marcação de consultas e exames complementares mais acessível aos usuários do SUS. O novo sistema de marcação já está funcionando em todas as unidades do 4º e 6º Distritos Sanitários.

A partir de agora, o próprio usuário também poderá fazer a marcação desses procedimentos via WhatsApp, com o número (82) 99321-7974.

“Temos trabalhado para assegurar o cuidado e a assistência em saúde para cada maceioense, pois esse é um dos maiores compromissos da gestão JHC. A dificuldade no agendamento de consultas e exames tem causado transtornos à população há muitos anos, por isso, se tornou uma prioridade facilitar esse acesso aos nossos usuários”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Célia Fernandes.

A coordenadora do Sistema Pronto! de Marcação e Regulação de Maceió, Ana Costa, tem supervisionado a implantação do uso da nova ferramenta e destaca que tem recebido adesão positiva por parte da população, pois o uso tem reduzido demandas reprimidas por alguns tipos de consultas especializadas e por exames complementares como ultrassom e raio-x.

 “Mesmo em fase de teste, já recebemos uma boa sinalização dos usuários que fizeram uso do WhatsApp, principalmente daqueles que já o utilizam como canal de comunicação com a família e amigos, por evitar que eles precisem enfrentar a espera e as filas nas unidades”, destaca Ana Costa.

Nas unidades onde vem sendo implementada, a marcação pelo WhatsApp vem sendo informada aos usuários com cartazes e orientações das equipes das unidades. O acesso ao serviço pode ser feito através do escaneamento do QR Code disponibilizado nos cartazes ou salvando o número indicado no seu próprio celular. Ao entrar em contato, é preciso ter em mãos CPF, cartão do SUS, requisição médica com a solicitação de exame e/ou consulta e comprovante de residência.

A coordenadora ressalta, no entanto, que embora esteja muito presente no dia a dia da população, muitos usuários ainda não têm familiaridade com a ferramenta, especialmente os idosos, que nem sempre podem contar com a ajuda de filhos ou netos nessa tarefa ou aparelhos celulares com acesso à internet.

“Para esses usuários, continuaremos a disponibilizar a marcação de procedimentos na própria sala de agendamento nas unidades, que seguem atendendo normalmente a população durante a manhã”, explica Ana Costa.

Unidades com o Pronto!

Unidade de Saúde Hamilton Falcão; USFs Caic Benedito Bentes, Frei Damião, Carla Nogueira, Aliomar Lins, Dídimo Otto e Robson Cavalcante, e na UBS Arthur Ramos, USFs João Sampaio, Edvaldo Silva, Claudio Medeiros, José Bernardes Neto e Paraíso do Horto; UBSs Dr. Antônio de Pádua/PAM Bebedouro, Geraldo Melo e José Guedes de Farias, além do CAPS Sadi Feitosa de Carvalho.

Fim do Cora: prefeito JHC lança o Pronto!, sistema inovador para marcação de exames e consultas em Maceió
GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860