Favela 3D: Prefeitura acompanha ações que estão transformando o Vergel

Em 2022, foram investidos R$144 mil na economia do bairro que é margeado pela Lagoa Mundaú

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues / Secom Maceió 09/02/2023 às 15:06
Favela 3D: Prefeitura acompanha ações que estão transformando o Vergel
Prefeito JHC durante visita à ONG Gerando Falcões, no Vergel do Lago. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, acompanhou nesta quinta-feira (9) os avanços do projeto Favela 3D, fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a ONG Gerando Falcões. JHC destacou as mudanças, que já são visíveis no Vergel do Lago. Ainda na ocasião, o gestor também visitou a nova sede do Instituto Mandaver. O novo espaço será destinado ao desenvolvimento dos moradores do Vergel.

“Antigamente as gestões ignoravam e viravam as costas para a orla lagunar, não tinha nada. Então a gente só tem a agradecer pela confiança de chegarmos até aqui. Diferente de 2020, que a gente via aqui um lixão, pessoas vivendo sem saneamento, hoje a gente consegue ver o aprimoramento do que está sendo realizado. Se não fosse com vocês, não chegaríamos a esse nível de excelência que temos hoje”, destacou JHC.

Somente em 2022, 390 pessoas foram empregadas, 25 empreendedores puderam fazer investimentos por meio de crédito, além de 1818 pessoas capacitadas, o que totaliza em mais de R$ 144 mil em investimentos na economia do Vergel do Lago.

Além disso, foram realizados 3.917 atendimentos psicossocial, 346 encaminhamentos do serviço público e 200 famílias encaminhadas para o programa Decolagem Familiar. Elas são acompanhadas pela equipe psicossocial do Instituto Mandaver.

Para a decolagem familiar, foi realizado um censo comunitário com todos os participantes, para gerar diagnóstico sobre a atual realidade de cada família nos aspectos econômicos, sociais e educacionais. Esse mapeamento é feito para atender as necessidades, os objetivos e os sonhos de cada grupo familiar.

O CEO e fundador da ONG Gerando Falcões, Eduardo Lyra, agradeceu a equipe e parabenizou a iniciativa do prefeito JHC. “Quero agradecer a todo o time, ao prefeito JHC. Quando a gente olha o antes e vê que não tinha nada, nos dá orgulho ver as famílias com banheiro, cozinha, isso é muito emocionante. É muito lindo ver todo mundo junto, nós também aprendemos com o próximo. Vem muito pela frente, mas se a gente continuar essa colaboração, vamos chegar lá”, disse.

O secretário de Governança, Antonio Carvalho, afirmou que o bairro do Vergel está sendo transformado e a expansão econômica já é perceptível. “A gente percebe um ambiente que é muito mais acolhedor para a comunidade e que você tem ali espaços para lazer, para a manifestação cultural da comunidade, você percebe uma qualificação e uma expansão econômica de desenvolvimento como também outras possibilidades se abrindo, a gente vê que essa parceria deu uma nova caracterização para o território”, disse.

Nova sede - Na nova sede do Instituto Mandaver serão recebidas cerca de 500 crianças e jovens para oficinas de pintura, ballet, ukulele, futebol, teatro, percussão e coral. Além das turmas de e-sports, empreendedorismo e empregabilidade.

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860