Desburocratização na Prefeitura facilita criação de mais de 21 mil empregos em Maceió

Empresas de diversos segmentos estão instaladas na capital devido ao compromisso da gestão em reduzir as burocracias para movimentar a economia

Thiago Gomes / Secom Maceió 17/10/2022 às 14:00
Desburocratização na Prefeitura facilita criação de mais de 21 mil empregos em Maceió
Empresas estão se instalando na capital e gerando empregos graças à atuação do prefeito JHC em tornar Maceió uma cidade promissora economicamente. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A desburocratização na gestão do prefeito JHC tem contribuído diretamente para a geração de mais de 7 mil empregos diretos e mais de 14 mil indiretos somente em 2022 em Maceió. O levantamento foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) após a chegada de empresas de diversos segmentos, aquecendo o mercado local.

A celeridade em que os processos para concessão de alvarás são apreciados, por exemplo, tem sido uma marca da atual administração, razão pela qual grandes marcas demonstram total interesse em se instalar na capital, atraídas pelo território, pelo público consumidor e, principalmente, pela ausência de obstáculos nos trâmites legais.

Aqui, empresas de vários setores, a exemplo da MRV Engenharia (1 mil vagas diretas), Engenharq (1.600 empregos), Shopping Jardim Center (1 mil), Havan (150), Carajás (450), Log Commercial Properties (1.200), Grupo Mateus (750), Assaí (600) e Quitandaria (500) já anunciaram investimentos que prometem aquecer o mercado local com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos. Algumas já abriram as portas este ano e outras estão na iminência.

Maceió tem avançado na geração de empregos. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió
Maceió tem avançado na geração de empregos. Foto: Gabriel Moreira / Secom Maceió

A cada inauguração de um empreendimento na capital, o prefeito JHC tem destacado a desburocratização da prefeitura para atração das empresas. Segundo ele, esta é uma medida que impulsiona o progresso, por isso deve ser adotada na gestão.

“Iniciamos o processo de desburocratização pela Sedet, que é fundamental para dar agilidade aos alvarás e licenças. Estamos fazendo um trabalho muito forte para que quem queira empreender em Maceió não encontre tanta burocracia, tanto carimbo e tanta dificuldade. Nossa prioridade é trabalhar por essa transformação digital junto com a desburocratização. Queremos dar mais celeridade a esses procedimentos e protocolos”, explicou o prefeito.

Desburocratização nos processos contribui para o aquecimento da economia na capital alagoana. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Desburocratização nos processos contribui para o aquecimento da economia na capital alagoana. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

A atuação do prefeito neste sentido já tem obtido excelentes resultados no mercado. Nos últimos dois anos, Maceió se tornou uma cidade promissora para se investir. As facilidades dos serviços, sem deixar de lado a responsabilidade com a coisa pública, têm atraído empreendimentos e desenvolvimento econômico.

Prova disso foi a instalação de duas lojas do Grupo Mateus este ano, gerando mais de 700 empregos diretos, da Havan e de outras que estão prestes a ser inauguradas, dando um enorme passo no processo de retomada da economia local, tão afetada durante a pandemia de coronavírus.

De acordo com o prefeito JHC, Maceió se destaca e desponta na criação de novos postos de trabalho com carteira assinada em Alagoas porque reduz a burocracia.

“Estamos fomentando a economia com o turismo e a abertura de empresas. Maceió está puxando Alagoas para frente e vai puxar ainda mais. Nosso trabalho tem resultado, gera renda, empregos e esperança nos maceioenses”.

Prefeito JHC cumprimenta trabalhador que atuou na construção do Mix Mateus. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Prefeito JHC cumprimenta trabalhador que atuou na construção do Mix Mateus. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

Na avaliação do assessor especial da Sedet, Leandro Costa, Maceió tem se destacado na criação de um ecossistema favorável para as empresas que querem investir na capital.

“O município tem sido parceiro e agiu na liberação de alvarás, licenciamentos e Habite-se, impulsionando assim a geração de emprego. A perspectiva é que, no próximo ano, a gente consiga manter e aumentar a geração de empregos em nossa cidade, com a abertura de novas empresas”, reflete.

Saiba mais

Prefeito JHC participa da inauguração da Havan e destaca atuação do Município para gerar mais empregos na capital

Maceió dá exemplo ao Brasil nos processos de desburocratização facilitando oportunidades de emprego e renda

Novos empreendimentos instalados na capital garantem emprego para maceioenses

Prefeito JHC inaugura Mix Mateus que gera 750 empregos em Maceió

GP

Gabinete do Prefeito

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860