Concessionária apresenta resultados do primeiro cronograma de obras de saneamento
Sanama vai precisar refazer serviços que apresentaram não-conformidades
Representantes da concessionária Sanama, de saneamento básico, entregaram nesta sexta-feira (1º) à Prefeitura de Maceió o resultado do primeiro cronograma de recuperação das obras que haviam sido realizadas pela empresa, mas que apresentaram problemas. Até o momento, 18 ruas foram recuperadas em bairros da parte alta.
A Prefeitura cobrou da Sanama que refaça o serviço de saneamento em todas as ruas em que foram constatadas não-conformidades. Nesses locais, há problemas como afundamento do asfalto, alagamento por obstrução das galerias, má colocação de paralelepípedo, entre outros, todos localizados nos bairros Benedito Bentes, Salvador Lyra, Antares, Clima Bom e Cidade Universitária.
O levantamento dessas vias ainda está em elaboração, mas o Município prevê que as obras irão durar cerca de seis meses. Para o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, a concessionária tem cumprido com o acordado e deve corrigir os problemas de forma eficaz.
“A Sanama cumpriu a meta dessa primeira etapa e apresentou a dos próximos 15 dias. Nesse intervalo, teremos mais dois encontros para continuar monitorando, para que as entregas tenham a qualidade que realmente Maceió precisa. O prefeito JHC já determinou que, do jeito que está, não vai ficar. Então a Sanama tem entendido que o nosso papel é esse, entregar à população o que ela precisa e não uma obra de qualquer jeito”, afirmou.
Até o dia 17 de abril, mais 22 ruas vão receber os serviços de reparo, com interdição total ou parcial para veículos. O trabalho de comunicação com os moradores, para reduzir os transtornos com as obras, também será feito pela empresa.
“O que a gente quer é manter a parceria com a Prefeitura. Entendemos que houve realmente alguns problemas de repavimentação das ruas, mas estamos ampliando as equipes que vão fazer esses reparos e também o nosso processo de fiscalização. Também vamos melhorar a comunicação com os nossos clientes, que são os moradores, e teremos cuidado redobrado agora no período de chuva”, detalhou o diretor da Sanama, Rondinaldo Lima.
O engenheiro civil da Prefeitura, Sérgio Carnaúba, acompanha o trabalho em campo e considera que a partir das intervenções do Município, por meio da fiscalização, a recuperação das vias será finalmente realizada.
“Esta semana houve algumas situações em que tivemos que interceder para refazer e o problema foi corrigido, mas a priori vamos manter a fiscalização ininterrupta, além da fiscalização da própria empresa sobre a terceirizada”, explicou.
Outro ponto cobrado da empresa é que faça a limpeza imediata do material após a finalização das obras, para evitar que ele seja destinado às galerias de águas pluviais e cause mau funcionamento da drenagem e alagamento de ruas.
Gabinete do Prefeito
Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Jaraguá.
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5860