Servidores da Prefeitura de Maceió participam de oficina do Programa da Bloomberg

Primeiro encontro de forma presencial integra equipes que buscam soluções para solucionar problemas no Município

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 31/05/2022 às 14:34
Servidores da Prefeitura de Maceió participam de oficina do Programa da Bloomberg
Servidores durante a capacitação com o consultor da Bloomberg (Foto: Jéssica Viturino/Ascom GGOV)

Com o intuito de acelerar a inovação nas cidades, a partir de metodologias baseadas em design, que visam a adaptação e dimensionamento de ideias criativas para solução de problemas públicos, uma equipe multidisciplinar coordenada pelo Gabinete de Governança com a participação da Secretaria de Comunicação, está participando de uma imersão de forma presencial com o consultor Caio Werneck, da equipe da Bloomberg, do programa Innovation Training. O encontro começou nesta segunda-feira (30) e vai até esta terça, no bairro Jaraguá.

O Innovation Training é um programa de inovação que dura um ano e é voltado para técnicos e gestores. No fim do treinamento, os participantes irão receber um currículo de inovação de última geração a partir da abordagem de inovação pública por meio de estudos de caso, palestra, experiência prática e compartilhamento, além da aplicação da abordagem de inovação ao problema escolhido.

Para o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, este é o momento de definir quais serão as soluções que mais se adequam ao projeto para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“O projeto da Bloomberg se desenvolve em diferentes etapas. Nós chegamos exatamente no meio do processo e esse é um momento de definição muito importante porque os caminhos e a jornada que vão ser percorridos daqui até a entrega do protótipo são desenhados nesse momento. Por isso, a vinda presencial do consultor aqui para Maceió para conhecer mais a ação do problema”, pontuou Carvalho.

Além de Maceió, estão inseridas no programa as cidades Birmingham, Bloomington, Charleston, Cincinnati, Kalamazoo, Pueblo e Orlando, nos Estados Unidos; Calgary, no Canadá; Dublin e Limerick, na Irlanda; Varsóvia, na Polônia; e Fortaleza, no Brasil.

Para o consultor em design e inovação Pública, Caio Werneck, este encontro presencial  é  importante para os servidores que estão trabalhando juntos criarem condições de melhorar os vínculos e buscar soluções para os problemas abordados.

“Este é o primeiro encontro que realizamos de forma presencial que possibilita a integração dos gestores e que cria condições de melhorar os vínculos, a qualidade de algumas discussões, que irão ajudar os servidores públicos que saem daqui com uma série de habilidades e dominando uma série de métodos que são muito importantes para a administração pública, que possibilita a soluções de problemas em prol da população de Maceió”, enfatizou Werneck.

Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins

O Bloomberg Centro de Inovação Pública da Universidade Johns Hopkins trabalha para promover a inovação do setor público em todo o mundo, combinando práticas de ponta com pesquisas de classe mundial para transformar a cultura do governo, fornecer resultados excepcionais para os residentes e inspirar confiança no serviço público.

Estabelecido em 2021 com uma contribuição de US$ 43 milhões da Bloomberg Philanthropies, o Centro serve como sede permanente de vários programas emblemáticos, incluindo Equipes de Inovação e Cidades de Serviço, além de criar uma nova programação. O Centro é uma fonte de recursos de última geração, treinamento e pesquisa que ajuda os líderes da cidade e seus funcionários a atender às crescentes necessidades dos moradores e melhorar a cultura do governo por meio da inovação.

GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850