Secretário de Governança participa de audiência pública sobre economia criativa

Redação 28/10/2021 às 17:01
Secretário de Governança participa de audiência pública sobre economia criativa

Iniciativa visa promover a internacionalização da economia criativa, da gastronomia e do turismo como indutores do desenvolvimento regional

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, participou, nesta quinta-feira (28), de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado Federal. A 17ª Reunião Ordinária debateu sobre “a internacionalização da Economia Criativa, da Gastronomia e do Turismo como indutores do desenvolvimento regional” tendo, como exemplos, as características gastronômicas, culturais e o turismo no artesanato dos estados do nordeste brasileiro.

Secretário do Gabinete de Governança na Audiência Pública sobre economia criativa (Foto: TV Senado)

Coordenada pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), a audiência proporcionou um debate rico sobre a temática. Ela destacou a importância de fazer o turismo brasileiro, a gastronomia regional, o papel das mulheres na culinária e a agrobiodiversidade brasileira serem reconhecidas no exterior.

Reconhecida nacionalmente como um destino de roteiros gastronômicos, Alagoas tem se consolidado cada vez mais como um importante indutor de fluxo turístico. Um dos diferenciais que a vinda ao estado proporciona, além de suas belas praias, é a diversidade oferecida pela rede de bares e restaurantes.

Em Maceió, a economia criativa tem o potencial de aumentar o turismo na região, além de gerar emprego e melhorar a renda da população. Podemos citar como exemplo uma artesã que consegue moldar um determinado material e torná-lo um item único, ou seja, ela está utilizando o seu talento e transformando-o em um produto ou serviço que possibilitará a obtenção de lucro.

O secretário Antônio Carvalho destacou a importância da economia criativa, da transformação digital, do programa Favela 3D, marisqueiras, Banco Laguna, assim como dos artesãos alagoanos para o estado.

“Quando falamos de economia criativa, falamos de cultura, turismo, de riqueza. Defendemos e queremos levar a nossa cultura para fora, a nossa gastronomia, levar o Brasil para ser conhecido. Mas, não podemos esquecer da participação social e do engajamento do cidadão no processo da construção dessas politicas, fator essencial para sabermos das dificuldades dos nossos cidadãos e assim buscar ações para a melhoria da sua qualidade de vida”, pontuou Antonio.

A reunião foi realizada de forma semipresencial, no plenário do Senado Federal, em Brasília. Além do secretário Antonio Carvalho, marcaram presença o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo Filho, além dos chefes de cozinha Cumpade João, da Paraíba, e César Santos, de Pernambuco.

Ascom GGOV

GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850