Prefeitura de Maceió recebe alunos da FGV para imersão no Município

Imersão começou nesta segunda (6) e vai até o dia 10 de junho

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 07/06/2022 às 14:47
Prefeitura de Maceió recebe alunos da FGV para imersão no Município
Alunos da FGV no primeiro dia de imersão no auditório da Prefeitura de Maceió (Foto: Célio Júnior/Secom Maceió)

A Prefeitura de Maceió tem trabalhado intensamente com a academia, a iniciativa privada e o terceiro setor para melhorar a qualidade dos serviços para a população. Por isso, o Município foi convidado pela Escola de Administração Pública de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas  (FGV EAESP) para participar do Programa Imersão em Governos Subnacionais. Os alunos estiveram, nesta segunda-feira (6), em Maceió e irão ficar até o dia 10 junho, conhecendo como funciona a gestão pública, e aprendendo o cotidiano dos órgãos e entidades municipais.

No primeiro dia de imersão, o Secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, recepcionou o grupo de alunos, juntamente com o Secretário Adjunto de Cidades Inteligentes, Davi Rossiter, e o professor da FGV, João Guilherme.

São 12 alunos que vão se dividir em 4 grupos para desenvolver soluções para os seguintes eixos: Desenvolvimento urbano, onde será estudado os problemas dos bairros que se encontram em afundamento no solo; na assistência social, os alunos irão contribuir para a melhoria das ações do eixo de geração de renda do projeto Favela 3D; no núcleo de governo será feita a construção de um portal de dados abertos do Município, que centralize e coloque os dados municipais que são gerados.

Por fim, na educação, serão dadas alternativas para a melhoria de indicadores da educação, como alunos com deficiência e distorção idade-série. Para cada área foi designado um responsável técnico da Prefeitura, para dirimir as dúvidas dos alunos, trabalhar em conjunto na construção das soluções e acompanhá-los durante as visitas técnicas.

Secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, destacou participação no programa de imersão. (Foto: Célio Júnior/Secom Maceió)
Secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, destacou participação no programa de imersão. (Foto: Célio Júnior/Secom Maceió)

Para o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, é uma honra contribuir para a formação dos estudantes, e fazer do Município um ambiente de pesquisa e estudos.

“Essa interação com os alunos que estão estudando administração pública é imprescindível, eles estão aplicando os conhecimentos que adquiriram ao longo do curso aqui em Maceió. É extremamente gratificante porque a cidade está contribuindo para a formação desses jovens e eles também deixando uma contribuição para a nosso Município”, pontou Carvalho.

Estudante da FGV, Lorenzo Prandini, é um dos participantes do programa de imersão. (Foto: Célio Júnior/Secom Maceió)
Estudante da FGV, Lorenzo Prandini, é um dos participantes do programa de imersão. (Foto: Célio Júnior/Secom Maceió)

“É muito importante ver problemas reais, na prática, ajuda muito na nossa formação, que sem isso ficaria apenas no campo da teoria. O mais interessante para mim durante essa imersão é entender a interoperabilidade dentro da Prefeitura. A gestão pública é complexa, diversas secretarias trabalhando para resolver problemas únicos, para melhorar a qualidade de vida da população,” enfatizou o estudante Lorenzo Prandini.

GGOV

Gabinete de Governança

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850