Prefeitura de Maceió estuda parceria com Senai para alavancar ecossistema de inovação na capital

Reunião ocorreu nessa quinta-feira (21) com o setor de Inovação e Tecnologia do SENAI no Gabinete de Governança

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 21/07/2022 às 18:56
Prefeitura de Maceió estuda parceria com Senai para alavancar ecossistema de inovação na capital
Reunião no Gabinete de Governança com o Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva. Foto: Jéssica Viturino

Na busca por parcerias que fomentem a tecnologia, o empreendedorismo e a inovação para o desenvolvimento de Maceió, o secretário de Governança Antonio Carvalho, se reuniu nessa quinta-feira (21), com o gerente executivo de inovação e tecnologia do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (Senai), Maicon Lacerda, e com a coordenadora de inovação e tecnologia, Edjane Ferrreira. O intuito foi discutir programas que estimulem o desenvolvimento regional de Maceió.

De acordo com o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, uma possível parceria será imprescindível para estimular o desenvolvimento tecnológico na capital e transformar Maceió em uma cidade mais inteligente e inovadora.

“Essa interação com o Senai é importante, principalmente pelo trabalho que eles desenvolvem com as indústrias. Quando falamos em desenvolvimento, em inovar, a gente quer preparar cada vez mais um ambiente industrial e inovador de Alagoas para uma projeção nacional. A Prefeitura têm buscado essas parcerias para cada vez mais junto com outras entidades para promover o desenvolvimento da capital alagoana,” enfatizou Carvalho.

A ideia é promover um curso de capacitação para jovens, para que eles estejam preparados para o mercado de tecnologia e que possam contribuir com soluções e desenvolvimento de ideias inovadoras para empresas do setor industrial e setores públicos, que estejam relacionadas à tecnologia de informação, inteligência artificial, 5G, 3D e IOT.

Segundo o gerente executivo, Maicon Lacerda, a reunião foi essencial para discutir ações que podem ser feitas para melhorar as qualificações profissionais da área no estado.

“Nós precisamos ter pessoas qualificadas para trabalhar nas empresas e hoje sabemos que isso é uma grande dificuldade, as empresas que atuam no setor da tecnologia tem carência de pessoas qualificadas para efetuar o trabalho. A reunião que tivemos hoje foi importante para pensarmos na estrutura de um programa que possa suprir com o que ainda não existe em Maceió e que é um problema nacional. Sabemos que isso será um primeiro movimento que faremos para que possa ser replicado para outras regiões do Brasil”, explicou Lacerda.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850