Prefeitura de Maceió estuda parceria com Senai para alavancar ecossistema de inovação na capital

Reunião ocorreu nessa quinta-feira (21) com o setor de Inovação e Tecnologia do SENAI no Gabinete de Governança

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 21/07/2022 às 18:56
Reunião no Gabinete de Governança com o Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva. Foto: Jéssica Viturino

Na busca por parcerias que fomentem a tecnologia, o empreendedorismo e a inovação para o desenvolvimento de Maceió, o secretário de Governança Antonio Carvalho, se reuniu nessa quinta-feira (21), com o gerente executivo de inovação e tecnologia do Centro de Formação Profissional Gustavo Paiva (Senai), Maicon Lacerda, e com a coordenadora de inovação e tecnologia, Edjane Ferrreira. O intuito foi discutir programas que estimulem o desenvolvimento regional de Maceió.

De acordo com o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, uma possível parceria será imprescindível para estimular o desenvolvimento tecnológico na capital e transformar Maceió em uma cidade mais inteligente e inovadora.

“Essa interação com o Senai é importante, principalmente pelo trabalho que eles desenvolvem com as indústrias. Quando falamos em desenvolvimento, em inovar, a gente quer preparar cada vez mais um ambiente industrial e inovador de Alagoas para uma projeção nacional. A Prefeitura têm buscado essas parcerias para cada vez mais junto com outras entidades para promover o desenvolvimento da capital alagoana,” enfatizou Carvalho.

A ideia é promover um curso de capacitação para jovens, para que eles estejam preparados para o mercado de tecnologia e que possam contribuir com soluções e desenvolvimento de ideias inovadoras para empresas do setor industrial e setores públicos, que estejam relacionadas à tecnologia de informação, inteligência artificial, 5G, 3D e IOT.

Segundo o gerente executivo, Maicon Lacerda, a reunião foi essencial para discutir ações que podem ser feitas para melhorar as qualificações profissionais da área no estado.

“Nós precisamos ter pessoas qualificadas para trabalhar nas empresas e hoje sabemos que isso é uma grande dificuldade, as empresas que atuam no setor da tecnologia tem carência de pessoas qualificadas para efetuar o trabalho. A reunião que tivemos hoje foi importante para pensarmos na estrutura de um programa que possa suprir com o que ainda não existe em Maceió e que é um problema nacional. Sabemos que isso será um primeiro movimento que faremos para que possa ser replicado para outras regiões do Brasil”, explicou Lacerda.

GGOV

Gabinete de Governança