Possibilidade de criação de ambientes de inovação são realidade em Maceió

Incentivar e apoiar os cidadãos que desejam empreender de forma inovadora na capital são diretrizes do decreto que institui o Sandbox Regulatório

Jéssica Viturino / Ascom GGOV 29/08/2022 às 14:40
Possibilidade de criação de ambientes de inovação são realidade em Maceió
Decreto que institui o Sandbox Regulatório foi assinado pelo prefeito JHC e publicado no Diário Oficial desta segunda (29). Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O Sandbox Regulatório de Maceió, decreto que estabelece a constituição e o funcionamento de ambiente regulatório experimental que busca testar projetos inovadores, sejam produtos ou serviços já é realidade. O documento, assinado pelo prefeito JHC, foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (29) e traz diretrizes que estimulam a criação de ambientes especializados e cooperativos da área.

“Com esse decreto poderemos testar projetos inovadores e oferecer as empresas a possibilidade de empreender em um ambiente tecnológico, inovador incentivando, principalmente as startups, a desenvolverem soluções inovadoras que contribuam para a transformação digital do município”, enfatizou o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho.

Secretário de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Secretário de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Com o decreto em vigência, a Prefeitura de Maceió vai facilitar o empreendedorismo inovador e as startups, nos termos do Marco Legal das Startups, projeto de autoria do prefeito JHC, enquanto deputado federal. Como meio de promoção da produtividade e da competitividade da economia municipal e de geração de postos de trabalho qualificados, e fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no município.

Pode participar do Sandbox os cidadãos que possuem modelos de negócios inovadores, para isso, será feito um edital de chamamento público. Os participantes terão que demonstrar a capacidade técnica e financeira para desenvolver a atividade pretendida em ambiente regulatório experimental.

Os modelos de negócios inscritos deverão possuir proteção contra ataques cibernéticos e acessos lógicos indevidos a seus sistemas, produção e guarda de registros e informações, inclusive para fins de realização de auditorias e inspeções.

Para saber mais informações sobre o edital de seleção, a Prefeitura disponibilizará no site Desafio MCZ uma seção dedicada à divulgação periódica de informações a respeito dos processos de admissão de novos participantes e do andamento do Sandbox.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850