Órgãos discutem criação de Centro de Operações e Monitoramento Inteligente para Maceió

Iniciativa ajudará nas medidas urgentes que devem ser tomadas em casos emergenciais ou relacionados a zeladoria urbana e intervenções

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 18/03/2022 às 10:11
Órgãos discutem criação de Centro de Operações e Monitoramento Inteligente para Maceió
Secretários discutem a criação de Centro Operacões e Monitoramento Inteligente para a capital (Foto: Jéssica Viturino/Ascom GGOV)

Secretarias Municipais realizaram reunião, na tarde dessa quinta-feira (17), sobre a criação de um Centro de Operações e Monitoramento Inteligente para Maceió. A iniciativa busca assegurar uma resposta mais rápida para situações emergenciais, além de prover de forma mais eficiente serviços para população maceioense.

O Centro de Operações vai integrar as operações urbanas que surgem diariamente no município. Os novos sistemas tecnológicos estruturados de monitoramento garantem a assertividade e a velocidade para a resposta dos agentes públicos, assim como a melhoria na capacidade de relacionar os mais diversos tipos de ocorrências.

O Centro de Operações vai integrar as operações urbanas que surgem diariamente no município. Foto: Jéssica Viturino / Ascom GGOV
O Centro de Operações vai integrar as operações urbanas que surgem diariamente no município. Foto: Jéssica Viturino / Ascom GGOV

De acordo com o secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, a construção do Centro de Operações é importante, pois será possível saber em tempo real sobre as demandas emergenciais na cidade, garantindo a segurança da população.

“Criar uma estrutura integrada transmitindo informações em tempo real é imprescindível para termos uma visão integrada do que acontece em Maceió. Assim, prevenindo situações de emergência, protegendo a vida de nossos cidadãos e entregando os serviços de forma mais rápida”, pontuou Carvalho.

Com sistemas avançados de monitoramento e sensores inteligentes integrados, os dados podem ser coletados e avaliados em tempo real. Assim, por meio do Centro de Operações, a gestão municipal promove o aumento na capacidade de preparar agentes de setores independentes como, por exemplo, em um provável caso de fortes chuvas. Por meio do Centro de Operações, uma equipe da Defesa Civil é alertada ao mesmo tempo que agentes de trânsito são avisados para o risco de um possível bloqueio na via, advindo de um provável deslizamento de encosta.

Para Thiago Prado, secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, o Centro de Operações será um divisor de águas para Maceió.

“Com o Centro de Operações conseguiremos monitorar as áreas públicas da cidade, identificar possíveis riscos e reduzir o tempo de reposta nas ações da Prefeitura, seja na área da segurança, zeladoria ou mobilidade urbana”, afirmou Thiago Prado.

Segundo o titular da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), André Costa, o Centro de Monitoramento será um equipamento muito importante para o município, pois irá agregar e trazer dados de todas as aéreas da Prefeitura para um só lugar. Também pontuou que já teve a oportunidade de conhecer Centros deste tipo em Israel e nos Estados Unidos, onde acompanhou esse sistema em operação.

“O Centro de Operações vai poder dar capacidade aos secretários, especialmente ao prefeito JHC, de acompanhar a execução dos projetos, e de todas ações que acontecem na cidade. Além da participação da população, que vai estar sempre encaminhando as demandas de iluminação, de trânsito, por exemplo. Todos esses dados vão cair para o Centro e, a partir disso, nós vamos ter acesso a tudo na cidade. Isso é economia de recursos, é qualidade na prestação de serviços, tecnologia realmente aplicada na solução de problemas para a população”, destacou Costa.

Estiveram presentes na reunião a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Smtt); Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Secretaria Municipal de Economia (Semec); Defesa Civil; Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) e a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes).

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850