Maceió será uma das primeiras cidades a receber programa de formação e certificação tecnológica

O Portal Tech é voltado para as áreas de tecnologias e transformação social

Jéssica Viturino/Ascom Ggov 05/08/2022 às 06:55
Maceió será uma das primeiras cidades a receber programa de formação e certificação tecnológica
Prefeito JHC, durante um evento da Meta, em Maceió. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió tem trabalhado diariamente em ações que visam tornar a capital alagoana uma cidade digital, inteligente, econômica e acessível. Pensando nisso, Maceió foi uma das primeiras cidades escolhidas para sediar ainda neste ano uma capacitação da Meta, proprietária do Facebook, Instagram e Whatsapp, em parceria com a AWS, que faz parte do grupo da Amazon.

Aproximadamente 50 mil brasileiros receberão a capacitação no país. As áreas de interesse do programa vão envolver tecnologias voltadas ao mercado digital, ao metaverso e a programação em nuvem. O novo programa, chamado Portal Tech, é voltado para pessoas a partir de 18 anos, sem limite de idade.

O Plano Estratégico de Cidades Inteligentes vem promovendo o desenvolvimento do município para melhorar a qualidade de vida de forma transparente e sustentável e integra projetos de ciência, tecnologia e inovação, tais como o wifi nas grotas, a implantação do 5G, o Boralab e o desafio MCZ que integram as ações e a transformação digital do município para melhorar os serviços públicos para os cidadãos.

Além de Maceió, cidades de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Pernambuco e Amazonas também foram escolhidas. Denominado de Portal Tech, o projeto faz parte de uma ampla iniciativa de treinamento massivo da AWS, que busca fechar a lacuna de talentos em computação em nuvem de forma inclusiva em toda a América Latina.

O prefeito de Maceió, JHC, afirmou que o Município tem sido palco de inovação para outras cidades. “Temos consolidado diversas ações de ciência, tecnologia e inovação no Município. A Prefeitura tem investido para fomentar ambientes cada vez mais inovadores, e receber esse programa é fruto de tudo que temos feito para transformar Maceió em um destino inteligente”, frisou JHC.

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, pontuou que a transformação digital e a inovação social são uma ótima chave para solucionar os problemas públicos municipais. 

Secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió
Secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Edvan Ferreira / Secom Maceió

“A gestão do prefeito JHC tem desde o início trabalhado para planejar, coordenar suas ações e associar capacitação, com o impulsionamento profissional e melhoria da qualidade de vida a partir da geração de emprego e renda. A cidade de Maceió está à frente das outras cidades, trazendo a tecnologia como motor de transformação social para a vida do cidadão maceioense”, enfatizou o secretário. 

O programa é composto por duas fases, na primeira etapa, 25 mil pessoas serão capacitadas no curso de fundamentos da nuvem AWS. A outra metade terá acesso a cursos básicos de realidade aumentada (Spark AR) e marketing digital na plataforma Blueprint, da Meta. Ambos os cursos são gratuitos. O primeiro Webinar será realizado no dia 20 de agosto e as inscrições estão abertas no site oficial do Portal Tech.

A 2ª fase começará em outubro, quando serão selecionados 2 mil participantes. Nesta etapa será ministrado um curso de Introdução à Programação pela Instituição Proz Educação, tendo como pré-requisitos: residir em alguma das 17 cidades onde a Instituição Proz Educação possui unidades físicas, ou parcerias para o uso dos computadores, e ter cursado o ensino médio em uma escola pública.

As cidades onde a Proz Educação tem unidades ou parcerias são Maceió, Diadema, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Carapicuíba, Sacomã e Campo Limpo, em São Paulo, Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia, em Minas Gerais, Curitiba, Goiânia, Recife e Manaus.

Para mais informações sobre o programa, confira no site oficial do Portal Tech.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850