Maceió é destaque em programa de inovação da Bloomberg

Prefeitura da capital tem utilizado modelo de cidades inteligentes para alavancar trabalho de gestão pública do Município

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 01/08/2022 às 16:56
Maceió é destaque em programa de inovação da Bloomberg
Crianças brincando no parque sustentável do Vergel do Lago (Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió)

A capital alagoana foi destaque em julho no programa “Innovation Training”, que é uma capacitação de um ano com foco em inovação para técnicos e gestores realizada pela empresa norte-americana Bloomberg . A equipe de inovação e cidades inteligentes da Prefeitura de Maceió, tem sido estratégica no uso de ideias para melhorar o trabalho da gestão pública com foco na participação social e políticas públicas inovadoras.

Maceió foi uma das cidades mostradas no relatório mensal para outras cidades, como exemplo, pois apesar das crises de inundações em Alagoas, a capital tem sido estratégica no uso da ideação para melhorar a comunicação e a colaboração em todo o Município. Isso mostra que a gestão do prefeito JHC tem apresentado melhorias em áreas de grande impacto social como no transporte público, na saúde, na moradia e educação.

O intuito do grupo é criar ações que deem condições necessárias para que as crianças das áreas vulneráveis do Vergel do Lago melhorem a sua qualidade de vida com acesso à educação, saúde e atenção especial a primeira infância. Um dos objetivos é o aumento de opções de creches que visa melhorar a geração de renda para os pescadores, assim alavancando a economia local.

A equipe decidiu, em primeiro lugar, começar por idealizar com departamentos internos e provedores de serviços sociais a melhor forma de engajar a comunidade no co-design, que é uma sessão de ideação participativa, que incentiva a colaboração de profissionais e pessoas que vivem num determinado contexto, para que cada um contribua com a sua ideia que ajude a desenvolver uma solução de forma integrada e coletiva. 

Desta forma, a equipe consegue melhorar a comunicação interna da Prefeitura e prever ações que alinhem melhor os serviços prestados à  população e assim por diante levar  mais saúde, educação e bem-estar à comunidade.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850