Maceió debate ideias e soluções sobre Cidades Inteligentes no Smart City Expo Curitiba

Projetos que são destaques em Maceió foram abordados durante o evento

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 25/03/2022 às 19:59
Maceió debate ideias e soluções sobre Cidades Inteligentes no Smart City Expo Curitiba
Secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, durante o Smart City Expo Curitiba (Foto: Cortesia)

O secretário do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, representou a Prefeitura de Maceió em dois workshops realizados, nesta sexta-feira (25), durante o Smart City Expo Curitiba, versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo. O evento internacional debateu soluções e oportunidades para os municípios e seus desafios para transformá-los em cidades inteligentes.

Durante o primeiro workshop 'Infraestruturas inteligentes: inovação para melhores serviços', o secretário, Antonio Carvalho, destacou a transformação digital na área de energia e transportes públicos, além da implementação de novas tecnologias que podem melhorar o cotidiano dos cidadãos e contribuir para tornar as cidades mais sustentáveis e mais inteligentes.

Já no segundo workshop 'Vivendo em uma Cidade inteligente: um salto no futuro', o secretário destacou como a vida nas cidades está mudando por conta dos novos serviços digitais, tornando-se mais fácil o acesso à informação, à educação, empregabilidade e saúde. Além de ter mostrado os projetos que a cidade de Maceió vem executando, como por exemplo: Maceió é Massa, o Vamu, o sistema de vacinação e a Digitalização de Serviços executado pela Secretária Municipal de Economia (SEMEC).

“Representar Maceió e o nosso prefeito no maior evento de cidade de inteligente do mundo é uma honra. É uma oportunidade de poder mostrar para os participantes tudo o que tem sido feito para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade. Foram abordados os projetos que a Prefeitura já vem executando, os espaços 'instagramáveis' que vêm fazendo sucesso na cidade, além das melhorias da qualidade de vida que a gestão do Prefeito JHC tem levado à população maceioense”, destacou Antonio Carvalho.

O congresso

O Smart City Expo Curitiba 2022 funciona como um grande hub de conexão e networking entre gestores de instituições públicas e privadas e a sociedade civil. Entre os participantes há investidores, pesquisadores e empreendedores, como as startups e as fab labs, pequena oficina que oferece fabricação digital, equipada com ferramentas flexíveis, controladas por computador, que cobrem diversas escalas de tamanho e de materiais diferentes para fazer quase tudo.

Rede mundial

O Smart City Expo faz parte de uma rede mundial de eventos originada pelo Smart City Expo World Congress. É o maior e mais importante encontro de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira Barcelona e que reúne anualmente mais de 25 mil participantes de 150 países.

Integrada pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, a Fira Barcelona é uma instituição internacional com referência na organização de grandes eventos. Além de organizar o Smart City Expo World Congress, a entidade realiza outros encontros com a mesma temática, em diversas cidades do planeta, como Mérida (Espanha), Atlanta (EUA), Doha (Catar) e Shanghai (China).

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850