Maceió avança com investimentos em tecnologia em 2022

Alavancar a inovação, o empreendedorismo e promover o desenvolvimento socioeconômico da capital são alguns dos objetivos da gestão do prefeito JHC

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 30/12/2022 às 09:00
Maceió avança com investimentos em tecnologia em 2022
Secretário de Governança, Antonio Carvalho. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Em 2022, o Gabinete de Governança (GGOV) promoveu diversas ações para fomentar a inovação, o empreendedorismo e tornar Maceió uma cidade mais humana, integrada e inteligente com os lançamentos do Canal de Atendimento 156, do Sandbox Regulatório e do Plano Maceió 4.0, além do aperfeiçoamento nos processos administrativos do Município.

Estas ações fazem parte de uma gestão que sempre busca melhorias para a cidade com o objetivo de proporcionar uma qualidade de vida melhor à população de Maceió. O reconhecimento do trabalho fez a capital alagoana ficar entre as 13 cidades do mundo escolhidas por seu potencial inovador para participar do programa da Bloomberg Philanthropies e do Center for Public Impact, que teve como objetivo engajar os cidadãos no teste de metodologias de inovação baseadas em design, com adaptação e dimensionamento de ideias criativas para solução de problemas públicos.

Maceió também participou do programa G52: Cidades-Polo, ampliando os marcos do desenvolvimento regional da ONU-Habitat, através das estratégias inovadoras e criativas, como os Espaços Criativos instalados em diversos pontos turísticos e comunitários na campanha Maceió é Massa, que vem potencializando o turismo na cidade.

Para o secretário municipal do Gabinete de Governança, Antonio Carvalho, as iniciativas feitas pela pasta foram essenciais e estão tornando, cada vez mais, Maceió como referência quando o assunto é gestão eficiente e inovadora.

“A Prefeitura de Maceió tem trabalhado intensamente com estratégias inovadoras e criativas, alavancando o turismo e o empreendedorismo na cidade o que vem fortalecendo as capacidades municipais para criar e implantar soluções que respondam às necessidades da população”, pontuou o secretário.

Este ano, a cidade recebeu a visita do ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, que assinou dois decretos municipais que garantem o funcionamento do Sandbox Regulatório de Maceió e outro que designa o Gabinete de Governança para coordenar estudos e projetos para uso do Pátio Ferroviário e conheceu o  Plano Maceió 4.0. Todas essas ações incentivam a inovação e a tecnologia na capital.

A Prefeitura de Maceió pelo segundo ano consecutivo foi destaque no Trakto Marketing Show, com a Arena Maceió é Massa. O Gabinete de Governança participou com o Laboratório de Inovação BoraLab, que tem o objetivo de fomentar o ambiente de inovação na cidade, incentivando estratégias de soluções para o setor público.

Durante o evento a iniciativa obteve mais de mil soluções inovadoras para o bairro Jaraguá. Em paralelo ocorreu o 29° Encontro Nacional de Empresas Juniores (Enej), no qual cerca de cinco mil pessoas aprenderam sobre empreendedorismo, cultura e tecnologia.

Com o intuito de turbinar as soluções inovadoras teve a chegada do  5G na capital, que abriu um leque de oportunidades para Maceió entrar de vez na era das cidades inteligentes. A cidade foi a primeira do Nordeste a participar do programa Conecta 5G  da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em parceria com o Ministério das Comunicações, cujo objetivo é testar nos municípios brasileiros  uma solução inovadora, uma luminária inteligente com antena 5G integrada, que possibilitará câmeras de videomonitoramento, reconhecimento facial, wi-fi, gestão semafórica e sensor de ruído para trazer mais segurança para a população alagoana.

Além de turbinar a velocidade dos dispositivos, a nova frequência vai ajudar no processo de ampliação da conectividade e o município que se planeja para abertura de espaços para testá-la com soluções para oferecer uma vida mais digna aos cidadãos.

Também foi destaque o programa Favela 3D que tem como seu ponto de partida transformar as favelas em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos por meio de ações de moradia, geração de renda, cultura, saúde e esporte.

O programa proporcionou, somente este ano, mais de 1.600 capacitações para a população do Vergel do Lago e cerca de 350 delas foram direcionadas ao mercado de trabalho. Ao longo do ano foram realizados 53 cursos diferentes, atividades coordenadas pelo Instituto Mandaver, que levam novas oportunidades de emprego e alavancam o empreendedorismo no bairro banhado pela lagoa Mundaú, sendo a primeira cidade do Nordeste a participar da iniciativa.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850