Empreendedorismo feminino é destaque no 2º dia da Arena ‘Maceió é Massa’ no Trakto

Este foi o tema central das palestras ministradas, atraindo bom público ao espaço montado pela Prefeitura de Maceió

Thiago Gomes / Secom Maceió 19/08/2022 às 17:24
Empreendedorismo feminino é destaque no 2º dia da Arena ‘Maceió é Massa’ no Trakto
Mais um ciclo de palestras na Arena Maceió é Massa no Trakto Marketing Show. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

O empreendedorismo feminino foi abordado no segundo dia de palestras na Arena Maceió é Massa, montada no Trakto Show, maior evento de negócios do Nordeste, que acontece até este sábado (20), no Centro de Convenções, em Jaraguá. A proposta foi apresentar os espaços que a mulher já tem ocupado no mercado e, ao mesmo tempo, incentivá-la a ampliar o raio de atuação.

As orientações repassadas no palco do estande atraíram centenas de expectadores ao longo da tarde e noite. O público ainda se divertiu com música e aproveitou os serviços disponibilizados pela prefeitura.

A administradora de empresas, Natalia de Holanda, participou da mesa redonda ‘O poder feminino de empreender: transformando ideias em grandes negócios’ e dividiu a palestra com outras duas mulheres de negócios. Empreendedora há quatro anos, com especialização em gestão de novas marcas, ela elogiou a estrutura da arena, nunca vista em outras edições.

“Participei desde o início do Trakto e achei o espaço da Prefeitura de Maceió incrível. O tema que abordamos aqui foi super importante, trazendo mulheres que impulsionam o mundo dos negócios. Sou executiva de marketing e comecei a empreender. Consigo conciliar as duas funções, o que não é muito comum no meio no qual estou inserido”, observa.

A baiana Marília da Hora ministrou sobre ‘Liderança Feminina – a mulher pós-50 no digital’ e tentou responder a duas perguntas que ela considera cruciais: a superação precisa ser a marca da liderança feminina? E como é a mulher pós-50 no digital?

“A mulher possui habilidades específicas: a de lidar com a diversidade, de exercer a empatia, de estabelecer relacionamentos, comunicação com níveis hierárquicos superiores e inferiores, de ouvir e compartilhar informações, além de tomar decisões abrangendo alvo mais amplo e com variáveis”, ressaltou a palestrante.

Liderança feminina em pauta na Arena Maceió é Massa no Trakto. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
Liderança feminina em pauta na Arena Maceió é Massa no Trakto. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

Segundo Marília, a mulher pós-50 é extremamente necessária à profissão, pois enriquece o setor com sua bagagem de vida e conhecimento. Apesar desta condição, lembrou a segregação que sofre pelo gênero e citou a dificuldade ainda maior da mulher negra, pela discriminação velada ou subliminar.

Além das palestras, a tarde dessa sexta-feira (19), na Arena Maceió é Massa, no Trakto, também foi marcada pela presença de alunos do 8º ano da Escola Municipal Padre Brandão Lima, que agora funciona no Benedito Bentes. Convidados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), os estudantes ficaram encantados com a grandiosidade do evento e do espaço montado pela Prefeitura.

Alunos do 8º ano da Escola Municipal Padre Brandão Lima na Arena Maceió é Massa. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió
Alunos do 8º ano da Escola Municipal Padre Brandão Lima na Arena Maceió é Massa. Foto: Juliete Santos / Secom Maceió

A direta da unidade escolar, Emilia Albuquerque, diz que o evento serve para despertar a visão empreendedora da juventude.

“Eles estão naquela fase de incentivo e de despertamento. O Trakto e a Arena acabam sendo um norte para que eles busquem o empreendedorismo e os investimentos. Estamos diante de uma aula de campo na área de economia muito importante”, destacou.

O estudante Pablo Vinicius Melo, 14 anos, ficou impressionado com a estrutura do Trakto. “Quero ser astrônomo e penso em ter uma empresa sobre este ramo. Não será fácil, mas estou me inspirando na NASA e nestes tipos de eventos para seguir para o meu objetivo”, relatou.

Outra aluna que parecia ansiosa no evento foi Gleiciane Martins, 17 anos. Ela diz que a área dos jogos eletrônicos, disponibilizada pela Prefeitura, foi a que mais lhe atraiu.

“Cresci no meio de pessoas que amam e trabalham com informática. Espero desenvolver a capacidade de atuar nesta profissão também para que, no futuro, consiga arrumar um emprego bom”, revelou.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850