BoraLab tem participação especial na 8ª Semana de Inovação, em Brasília

Durante o evento estão sendo discutidos temas como a transformação digital e inteligência artificial em políticas públicas

Jéssica Viturino/Ascom GGOV 09/08/2022 às 17:27
BoraLab tem participação especial na 8ª Semana de Inovação, em Brasília
Equipe do Gabinete de Governança na Semana de Inovação. Foto: cortesia

A Prefeitura de Maceió está presente na oitava edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública  (Enap), que é o maior evento anual sobre inovação no setor público da América Latina, em Brasília. O evento reúne os principais especialistas brasileiros e estrangeiros na área de inovação para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias ágeis e processos para melhoria do serviço público brasileiro.

O encontro é realizado no formato híbrido, on-line e presencial. Além do Distrito Federal, o evento também ocorre de forma simultânea em outras cidades brasileiras, que contam com conteúdos exclusivos e interativo nas plataformas digitais.

O Secretário de Governança, Antonio Carvalho, e os especialistas do BoraLab, Raul Lacerda e Thaís Andrade, estão representando a Prefeitura de Maceió durante o evento.

A equipe do Gabinete de Governança participou da Oficina com laboratórios de inovação de todo o país representando Laboratório de Inovação “BoraLab”, que tem o intuito de fomentar o ambiente de inovação na cidade de Maceió, incentivando estratégias de soluções para o setor público. Durante a programação, a equipe participou de discussões, troca de experiências, além das palestras, oficinas, mesas redondas e cursos sobre inovação em governo. Dentre os laboratórios envolvidos na dinâmica, o da Prefeitura de Maceió foi um dos únicos de nível municipal.

“Ter o BoraLab, carinhosamente nosso laboratório de experimentação cidadã, entre os laboratórios de inovação em governo participantes de oficina na Semana Inovação do Governo Federal é um reconhecimento do trabalho que a gestão do prefeito JHC tem feito no campo da inovação. Em um ano e oito meses de existência, o BoraLab tem mostrado que veio para ser referência e ajudar na transformação de Maceió em uma cidade de todos nós”, pontuou o secretário Antonio Carvalho.

O especialista Raul Lacerda destacou que a participação nesse evento está sendo muito importante para a troca de experiências e conhecimento de novas estratégias municipais.

“Tivemos a oportunidade de trocar ideia com servidores de outras instituições e consequentemente construir novas abordagens para desenvolver soluções práticas para a gestão pública. Além disso, construímos novas pontes e trazer novas parcerias para Maceió”, pontuou Lacerda.

Como parte das atividades da Semana, está ocorrendo o “Labs de Inovação: O Encontro'', que faz parte das atividades de comemoração dos seis anos do Gnova Lab que é uma oportunidade de inspiração e troca de conhecimentos e experiências entre os laboratórios e as unidades de inovação no setor público de todo o país.

Sobre a semana de inovação

É um evento organizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Tribunal de Contas da União (TCU), a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) e o Ministério da Economia com o objetivo de reunir os principais especialistas do setor para promover debates e troca de experiências sobre iniciativas de uso de tecnologias, metodologias e processos para melhorar o serviço público brasileiros.

SEDCITI

Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação

Rua Sá e Albuquerque, Jaraguá, Nº 235, Poço
CEP: 57022-180 // Telefone: (82) 3312-5850