Prefeitura participa de escuta pública com moradores dos Flexais e discute reurbanização do local

Encontro apresentou temas como infraestrutura, mobilidade, patrimônio cultural e ambiental

Marcelle Limeira/Ascom GGI dos Bairros 28/02/2023 às 17:00
Prefeitura participa de escuta pública com moradores dos Flexais e discute reurbanização do local
Reunião buscou ouvir a contribuição dos moradores para implantação das medidas socioeconômicas no bairro. Foto: Alisson Frazão / Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió participou nesta terça-feira (28) de uma escuta pública com os moradores dos Flexais, no Bebedouro, para tratar de soluções que fazem parte do Projeto de Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais. O projeto faz parte do Termo de Acordo para implementação de medidas socioeconômicas dos Flexais, e conta com medidas de educação, saúde, esporte, lazer, meio ambiente, segurança, entre outros. 

Na ocasião foram apresentados os pilares que são parte do acordo firmado entre a Prefeitura de Maceió, o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPE), a Defensoria Pública da União (DPU) e a Braskem.

“A escuta é um momento muito importante para os moradores diante de tudo que eles enfrentam diariamente. Não há como requalificar o local sem ouvir a população. Hoje vamos unir as ideias para que possamos ter uma gestão participativa, construtiva e dinâmica no projeto de requalificação”, aponta Gustavo Souza, assessor técnico do GGI dos Bairros.

Na primeira etapa do processo foi realizado um cadastro multifinalitário e, em seguida uma entrevista individual, com preenchimento de formulário em cada residência, colhendo com cada morador sua contribuição para a implantação das melhorias.

“Acredito que a comunidade está tendo uma oportunidade ímpar de participar da construção dessas melhorias que serão implantadas. Eu esperei muito por esse momento e sei que a partir de agora estamos caminhando para a resolução desse problema que foi tão doloroso para a nossa comunidade”, expõe Paulo Rodrigo, morador e representante das Quebradas, no Bebedouro.

Ainda durante a escuta também foi apresentado um plano urbanístico que discutiu infraestrutura, mobilidade, patrimônio cultural e ambiental e equipamentos públicos. Os moradores puderam opinar sobre os locais ideais para instalação de equipamentos como abrigo de ônibus, centro comercial, creche e escola.

A moradora da Rua Marquês de Abrantes, Josinete Cesar, acrescenta que “as melhorias que foram apresentadas, quando implantadas, vão melhorar muito a vida dos moradores”.

A oficina de construção coletiva do plano urbanístico aconteceu contou com representantes do GGI dos Bairros, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (SEDET) e Braskem.

O projeto

O Projeto de Integração Urbana e Desenvolvimento faz parte do Termo de Acordo para implementação de medidas socioeconômicas dos Flexais. Este acordo coletivo prevê medidas nos eixos: Economia e trabalho; Educação, esporte, lazer e meio ambiente; Saúde e assistência social; Gestão, atendimento da comunidade e segurança.

As medidas visam promover o acesso da comunidade a equipamentos e serviços públicos e fomentar o comércio local.  Além das melhorias nos diversos eixos, os moradores também receberão indenização em razão dos impactos decorrentes da situação de ilhamento socioeconômico.

O acordo foi assinado pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública da União (DPU) e Braskem.

GGI dos Bairros

Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: 82 3312-3302
E-mail: contatoggi@gp.maceio.al.gov.br