Prefeitura discute parceria com IBGE para coleta de dados de atingidos com afundamento

GGI dos Bairros convocou reunião para discutir informações populacional da capital

Secom Maceió 24/05/2022 às 13:04
Prefeitura discute parceria com IBGE para coleta de dados de atingidos com afundamento
Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Com o objetivo de coletar dados mais precisos sobre a situação das pessoas que precisaram sair dos bairros com afundamento de solo, o Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) se reuniu com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta terça-feira (24).

Durante o encontro foram discutidas parcerias e convênios que possibilitem a extração de dados de diferentes bases e pesquisas do IBGE, além da capacitação de técnicos da própria Prefeitura para interpretar e cruzar essas informações.

Além disso, a Prefeitura irá solicitar, formalmente, a inclusão de perguntas específicas dentro do Censo 2022 de Maceió, que servirão para identificar a situação dos moradores que saíram dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Farol, Mutange e Pinheiro. 

Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Para Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros, os dados são necessários para que o Município consiga direcionar corretamente as políticas públicas necessárias. “Essa parceria vai ser muito importante, para que a gente consiga ter acesso a informações que possibilitem saber precisamente para onde a população se deslocou e quais os serviços necessários em cada região”, relatou.

Outra medida que será avaliada é o cruzamento de dados de diferentes órgãos da Prefeitura, como Saúde, Educação e Assistência Social. Assim, será possível identificar essa migração das pessoas conforme cada serviço.

Ronnie Mota e Gardênia Nascimento. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Ronnie Mota e Gardênia Nascimento. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

“A gente tem uma carência muito grande de dados, há uma falta de informação, e as informações que se tem, estão com a Braskem e ela não divulga nenhum tipo de informação de dados, então, diante dessa problemática, é uma oportunidade ímpar, que o município tem, de dados seguros para que a gente possa ir entendendo que esse problema que esse problema vai durar anos”, explicou Gardênia Nascimento, secretária Adjunta de Estratégia e Projetos Prioritários.

Alcides Tenório Júnior, chefe estadual do IBGE. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió
Alcides Tenório Júnior, chefe estadual do IBGE. Foto: Bárbara Wanderley/Secom Maceió

Representantes do IBGE apresentaram as metodologias utilizadas no Censo, mencionaram outras bases de dados e fizeram algumas sugestões.“É fundamental estreitar essa parceria com o Município em prol da população da capital e nós nos colocamos à disposição para auxiliar dentro do que for possível”, destacou o chefe estadual do IBGE, Alcides Tenório Júnior.

GGI dos Bairros

Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: 82 3312-3302
E-mail: contatoggi@gp.maceio.al.gov.br