GGI dos Bairros e Defesa Civil visitam família que anunciou retorno ao imóvel

Redação 19/10/2021 às 14:29
GGI dos Bairros e Defesa Civil visitam família que anunciou retorno ao imóvel

Residência está localizada em uma área de risco no bairro do Pinheiro e coordenadores do GGI e Defesa Civil continuam com vistorias

Os coordenadores do GGI dos Bairros (Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros) e da Defesa Civil de Maceió visitaram a família que anunciou o retorno para um imóvel na área de risco pela falta de conclusão das negociações sobre a realocação. A casa fica na Rua Manoel Menezes, no bairro do Pinheiro, e consta na Versão 4 do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias. Técnicos da Defesa Civil ainda devem concluir as vistorias.

Ronnie Mota, coordenador do GGI dos Bairros, explicou que a visita ocorreu para que a família fosse ouvida pelo Município, buscando assim uma compreensão da decisão familiar e suas circunstâncias.

Coordenadores do GGI dos Bairros e da Defesa Civil de Maceió visitaram família no Pinheiro. Foto: Erik Maia/Secom Maceió

“A casa está numa área do Mapa 04 que já havia sido realocada. Ao mesmo tempo que a notícia nos causou estranheza, também no causou preocupação, afinal de contas o imóvel já foi descaracterizado com a retirada de telhados, portas, portões. O prédio já havia até sido tamponado”, disse.

Irmãos explicam a situação aos integrantes do GGI dos Bairros e Defesa Civil de Maceió. Foto: Erik Maia/Secom Maceió

De acordo com os irmãos Roberto, Arnaldo e Vicente Menezes, as negociações entre eles e a mineradora Braskem, apontada pelo Serviço Geológico do Brasil como a causadora dos problemas de afundamento do solo pela mineração de sal-gema em área urbana, começou há nove meses.

O coordenador geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, informou que desde o último sábado (16), quando o órgão tomou conhecimento da situação, equipes de sua diretoria operacional e social têm mantido diálogo permanente e diário com os irmãos Menezes.

“Nós temos ido ao local com diversas equipes. Há diálogo aberto pela nossas equipes da diretoria social, há vistorias sendo realizadas pelo nosso operacional e pelos técnicos do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta. Quando os trabalhos técnicos forem concluídos nós iremos orientar a família sobre o caso e tomar todas as medidas cabíveis nesse sentido”, esclareceu o coordenador.

Foto: Erik Maia/Secom Maceió

Abelardo Nobre conclui informando que apesar do anúncio da família que irá retornar para morar no local, isso ainda não ocorreu.

“Durante nossa visita constatamos que algumas pessoas estão trabalhando numa reforma do imóvel e que há uma cama com colchão no local, mas ainda não foram reestabelecidos o fornecimento de água, energia elétrica, e nem há nada que caracterize que a casa voltou a ser habitada ainda, por isso nosso técnicos ainda não concluíram a vistoria sobre essa situação”, concluiu.

Erik Maia / Secom Maceió

GGI dos Bairros

Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: 82 3312-3302
E-mail: contatoggi@gp.maceio.al.gov.br