Vigilância de Zoonoses participa do início das ações de reordenamento na orla lagunar

Ação busca fazer um levantamento de animais soltos que vivem na região e propor ações em prol da saúde coletiva

Ana Cecília da Silva/Ascom SMS 10/05/2022 às 13:38
Vigilância de Zoonoses participa do início das ações de reordenamento na orla lagunar
Município iniciou levantamento de dados nesta terça-feira (10). Foto: Unidade de Vigilância em Zoonoses

O Grupo de Trabalho para Análise e Reordenamento da Criação de Animais na Orla Lagunar iniciou as atividades nesta terça-feira (10). A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do Município, que faz parte da comissão, esteve presente nesse primeiro dia de ações, que se concentraram na região da Vila Brejal e têm o objetivo de fazer um levantamento das espécies de animais que existem no local e propor intervenções em prol da saúde da população.

De acordo com o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos, a demanda surgiu de denúncias encaminhadas pela população sobre a circulação de animais e criações irregulares na beira da lagoa.

“Recebemos demandas sobre cavalos, porcos, galinhas, bezerros soltos. Já fomos até o local, emitimos notificações e auto de infrações para os proprietários. Também já dialogamos com a população buscando conscientizá-los sobre os riscos sanitários dessa prática”, explica o coordenador.

Coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Marcos Vasconcellos. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

O coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses lembra ainda que a criação de porcos em área urbana é crime em Maceió. “Durante nosso levantamento, vamos percorrer diversos locais, incluindo pocilgas onde há a criação de animais, fazer o diagnóstico e orientar os proprietários sobre os riscos dessas criações e como proceder para dar um destino adequado a esses animais”, completa Marcos Vasconcellos.

O levantamento socioeconômico e zoossanitário deve durar 15 dias úteis e após essa fase será feito um relatório com os dados encontrados. A partir disso, o Comitê volta a se reunir para decidir que diretrizes serão tomadas em prol da saúde da população, da segurança no trânsito e do bem-estar dos animais, pois alguns deles vivem em condições inadequadas e por vezes compartilham o mesmo espaço que as pessoas.

Ação contou com o trabalho integrado de diversas secretarias. Foto: Unidade de Vigilância em Zoonoses
Ação contou com o trabalho integrado de diversas secretarias. Foto: Unidade de Vigilância em Zoonoses

A criação do Grupo de Trabalho faz parte do processo de revitalização da orla lagunar, que desde o início da gestão municipal recebe melhorias do meio ambiente, moradias e áreas do entorno.

Conforme os animais forem retirados do local, a Prefeitura de Maceió logo iniciará as ações de revitalização da orla lagunar.

Ação integrada

A coordenação do Grupo de Trabalho será exercida de forma articulada por técnicos e secretários do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal, Secretarias Municipais de Saúde, Segurança Comunitária e Convívio Social, Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente, Infraestrutura e Assistência Social, Superintendência de Desenvolvimento Sustentável e de Transporte e Trânsito.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h