Gabinete da Causa Animal vistoria possível aumento de pets abandonados na orla lagunar do Vergel do Lago

Ação visa garantir a proteção, saúde e bem-estar dos animais da região

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 02/12/2022 às 13:00
Gabinete da Causa Animal vistoria possível aumento de pets abandonados na orla lagunar do Vergel do Lago
Equipe do Gabinete da Causa Animal vistoriou situação dos animais no Vergel do Lago. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas da Causa Animal (GGI-CA) realizou, na manhã desta sexta-feira (2), uma inspeção no Vergel do Lago para averiguar o possível aumento de animais abandonados na orla lagunar do bairro.

A equipe constatou uma concentração de animais em um ferro velho, sendo a maioria de felinos, entre adultos e filhotes. Foram traçadas ações que visam a promoção da saúde e bem-estar destes pets.  

Atualmente, o Castramóvel da Prefeitura de Maceió já se encontra em atividade no bairro do Vergel do Lago. Foi determinado, que após a conclusão deste trabalho, a equipe passará a realizar a castração e microchipagem dos animais identificados na vistoria desta sexta-feira.  

Presente na inspeção, a coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, reafirma o compromisso do Município em oferecer assistência aos animais mais vulneráveis.

"Viemos realizar a inspeção aqui no Vergel. Já estamos em contato com moradores da região que são protetores independentes de animais. Precisamos da integração com a comunidade para realizarmos em conjunto a ação de castração, pois temos o processo de pré-operatório e também precisamos recuperar os animais no pós-cirúrgico”, explica a coordenadora. 

A coordenação informa que a castração é imprescindível para realizar o controle populacional dos animais, evitando ninhadas indesejadas e consequentemente o abandono. Além disso, a esterilização dos animais previne muitas doenças e, ainda, a proliferação de zoonoses também é minimizada.  

A médica-veterinária, Larissa Rocha, destaca a situação encontra na orla lagunar do bairro. “Durante a visita, observou-se que há um número expressivo de animais na região. Estes, provavelmente, oriundos de criação semidomiciliada. Foi observado também que a população da região alimenta estes animais, favorecendo a permanência deles no local. Nesta visita, nós, médicos-veterinários do GGI-CA, avaliamos a situação do ambiente e a condição dos animais, e junto a coordenação alinhamos as ações que serão realizadas”, relata. 

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h