Gabinete da Causa Animal visita ONGs e aplica vacina antirrábica em cães e gatos

Ação é fruto de parceria entre o Gabinete e a UVZ, que estão aplicando vacinas nas insitutições com grande número de pets

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 11/03/2022 às 09:17
ONGs que fazem acolhimento de animais em Maceió receberam a dose anual de vacina antirrábica. A primeira visita do GGI-CA e UVZ foi no Instituto Animal Esperança. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) iniciou esta semana uma sequência de visitas nas ONGs de proteção e acolhimento de animais de Maceió. O intuito da ação é levar doses de vacinas antirrábica para cães e gatos nas instituições que possuem grande número de pets. Em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) já foram visitadas e assistidas as ONGs Instituto Animal Esperança e Pata Amada.

A iniciativa reforça o compromisso do Gabinete em trabalhar no fortalecimento e apoio das ações desenvolvidas pelas entidades e organizações que atuam em benefício da causa animal no Município.

A primeira ONG a receber as equipes foi o Instituto Animal Esperança, que atua desde 2014 e conta com 382 cães e 80 gatos. A vacinação já foi iniciada em uma parcela dos cães e todos os demais pets do abrigo estão com sua dose garantida. Mary Vânia Nogueira é fundadora do instituto e falou sobre a importância da ação.

“A raiva é uma doença terrível e ela é transmissível também, então quando a UVZ se propõe a ir nos abrigos vacinar os animais é um sinal de que existe uma responsabilidade ética e moral com relação não só aos protetores, mas também aos animais, então é uma ação benéfica, que traz tranquilidade para a população e para os protetores" contou Mary Vânia.

A segunda visita foi na ONG Pata Voluntária, que acolhe 300 gatos e 130 cães. Parte dos animais da instituição já haviam recebido a dose anual da vacina antirrábica no ano passado. A fundadora da instituição parabenizou o Município pela iniciativa.

“Pela primeira estamos trabalhando em parceria com a Prefeitura de Maceió. Isso nunca aconteceu. A causa animal nunca teve voz e lugar dentro do nosso município e estamos muito felizes em fazer parte dessa trajetória. Todos os nossos animais foram vacinados e consultados por profissionais disponibilizados por órgãos municipais e isso é uma grande vitória, nunca antes vista na cidade de Maceió", disse.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, esteve na ação e destacou o trabalho das instituições.

“As ONGs são instituições que fazem um trabalho muito importante, ajudam animais abandonados, resgatados ou sem dono. Realizam um belo trabalho beneficente e precisam de apoio, já que possuem um número alto de animais. Sabemos que é difícil transportar os pets até a UVZ, por isso iniciamos essa ação de levar a vacinação até eles", explicou.

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, atuou no planejamento e esteve presente nas visitas. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

As ONGs e os protetores independentes que desejam receber a visita do GGI Causa Animal e da UVS podem entrar em contato pelo whatsapp 82 98752.6505 para agendamento da visita. Além disso, população também pode levar seus pets para receber a dose de vacina antirrábica na UVZ e também nas edições das feiras de adoção que acontecem aos fins de semana na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde, na altura do Palato Praia.

GGI-CA

Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal