Gabinete da Causa Animal realiza reunião para articular apoio psicossocial aos protetores independentes

Ação é fruto de um diagnóstico feito após visitas da equipe de medicina veterinária do GGI-CA

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 28/10/2022 às 14:52
Gabinete da Causa Animal realiza reunião para articular apoio psicossocial aos protetores independentes
Gabinete da Causa Animal promoveu reunião para dar apoio psicossocial aos protetores independentes. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para a Causa Animal (GGI-CA) se reuniu com a gerência de Saúde Mental e a coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na sede da Prefeitura de Maceió, com o objetivo de alinhar um fluxo de trabalho integrado para dar apoio psicossocial aos protetores independentes de animais cadastrados junto ao gabinete. 

A reunião de alinhamento foi motivada após visitas realizadas pela equipe de medicina veterinária do GGI-CA aos protetores independentes, quando foi identificado a necessidade de realizar um trabalho multidisciplinar, visto que muitos deles cuidam de uma grande quantidade de animais sem rede de apoio e em situação de vulnerabilidade. 

A médica-veterinária do GGI-CA, Caroline Vital, pontuou a importância desse alinhamento.

“Foi visualizado durante as visitas técnicas aos protetores a necessidade de se ter um olhar mais empático não apenas para os animais assistidos, mas também para quem cuida deles. O alinhamento com profissionais da saúde mental foi importantíssimo para entendermos melhor o tipo de demanda que poderá ser encaminhada para cada órgão responsável ”, relatou a veterinária. 

A coordenadora do GGI-CA, Marcella Soares, ressaltou que essa articulação será mantida para os protetores cadastrados.

“O Gabinete da Causa Animal procura se manter sempre próximo a todas as coordenações que possam contribuir para que nosso trabalho seja desenvolvido de maneira mais efetiva, e não foi diferente ao acionarmos a colaboração da equipe de Saúde Mental. Sabemos que os protetores independentes se dedicam ao cuidado diário de grande quantidade de animais, é um trabalho constante, que demanda além de outros apoios, suporte psicológico”, afirmou a coordenadora.   

Entre as definições da reunião ficou alinhado que os trabalhos serão encaminhados de acordo com o grau de prioridade observado junto à gerência de Saúde Mental. Já tendo sido encaminhado os casos de maior atenção. 

GGI-CA

Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: ggicausaanimal@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h