Gabinete da Causa Animal orienta sobre cuidados com pets durante o inverno

Cães e gatos precisam de cuidados neste período de chuvas

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 09/06/2022 às 14:00
Gabinete da Causa Animal orienta sobre cuidados com pets durante o inverno
Manter pets aquecidos no inverno é fundamental para manutenção da saúde dos animais. Foto: Ascom GGI-CA

Com a chegada da estação no mês de junho, que vem acompanhada da queda da temperatura e de fortes chuvas, alguns cuidados são necessários para manter os pets secos e aquecidos.  Por isso, o Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) alerta sobre os cuidados que devem ser tomados com os animais durante o inverno.

Quando expostos ao frio por tempo prolongado, eles podem sofrer com hipotermia, principalmente filhotes e pets mais idosos, ou ainda aqueles com algum problema crônico de saúde.

A médica-veterinária do GGI-CA, Maria Clara Carlos, destaca que é importante o tutor ficar atento às pequenas mudanças de comportamento, observando,  por exemplo, se o animal ficar muito tempo encolhido, pode ser um sinal de que esteja tentando se aquecer. 

“Os animais devem ficar protegidos das intempéries e as casinhas devem ter cobertor e/ou toalha para aquecê-los. Colocar uma roupinha nos pets também ajuda a mantê-los na temperatura ideal”, explica Maria Clara.

 A profissional informa que é importante alertar que algumas doenças, inclusive de caráter zoonótico, são comuns no período chuvoso.

“Nos cães as principais enfermidades respiratórias são a gripe canina, a traqueobronquite infecciosa e a cinomose. Já nos gatos a rinotraqueíte é bastante comum. É válido informar que todas essas doenças possuem vacinas”, enfatiza. 

A médica veterinária pontua, ainda, para os casos de leptospirose, que podem ocorrer devido ao contato de animais e seres humanos com água de alagamentos ou enchentes.

“Se o seu pet não é vacinado contra a gripe canina, traqueobronquite infecciosa, cinomose, leptospirose e rinotraqueíte (felinos), ou caso ele tenha tido contato com água contaminada de alagamentos, leve-o a uma consulta com o médico veterinário”, alerta.

Donativos vão ser direcionados para ONGs licenciadas
Donativos vão ser direcionados para ONGs licenciadas

Agasalho Pet 

A campanha surgiu em decorrência das fortes chuvas que têm atingido a capital, com o objetivo de arrecadar itens como cobertores, mantas, roupas, toalhas, comedouros e ração para doar aos animais dos abrigos que são credenciados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-AL).

As doações podem ser feitas na sede da Prefeitura de Maceió, na Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, sendo destinadas à sala do Gabinete da Causa Animal ou na Unidade de Vigilância de Zoonoses, no Loteamento Palmares 1, Quadra 3 SN - Cidade Universitária, das 8h às 14h.

A equipe do GGI-CA também realiza o recolhimento dos donativos em domicílio. Basta fazer o agendamento através da  Central de Atendimento pelo WhatsApp (82) 9987-6505.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h