Gabinete da Causa Animal estimula acolhimento responsável de pets através das feiras de adoção

Gabinete tem atuado em parceria com Unidade de Vigilância de Zoonoses em prol da saúde e bem-estar dos pets

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 28/03/2022 às 13:10
Gabinete da Causa Animal estimula acolhimento responsável de pets  através das feiras de adoção
Feira de Adoção já assegurou lares para 126 animais no Município. Fotos: Assessoria GGI-Causa Animal

Neste domingo (27) ocorreu a 21ª edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h, na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram vacinados 37 animais, sendo 26 cães e 11 gatos, sendo assegurado lar para um cão filhote.

O morador do Jacintinho, Fernando Souza, esteve na feira e fez uma adoção responsável. Ele recebeu da equipe técnica, orientações sobre os cuidados com o pet. O tutor falou sobre o acolhimento que realizou. 

“Me identifiquei bastante com esse cãozinho desde que cheguei na feira, super dócil e carinhoso. Essa feira da Prefeitura é muito importante para diminuir o abandono e ajudar os animais da nossa cidade. Vou decidir com minha família o nome e esse filhote vai ser muito bem cuidado”, contou Fernando. 

Fernando Souza acolheu um cão filhote. Foto: Assessoria GGI-Causa Animal
Fernando Souza acolheu um cão filhote. Foto: Assessoria GGI-Causa Animal

O Gabinete informa aos tutores que os filhotes passam por avaliação do médico-veterinário. Quem acolhe o pet também recebe orientações sobre quando vão poder levar o animal à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. Já os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Todos os animais adotados recebem um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, convida a população de Maceió para visitar a feira.

“Adotar um pet, além de ser uma bela expressão de amor, é uma atitude que contribui para a redução no número de animais abandonados. Desde outubro estamos fazendo essa ponte entre os companheiros de quatro patas e as famílias de Maceió. E queremos expandir cada vez mais”, explicou a coordenadora.

A Feira de Adoção já assegurou lares para 126 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam. E o GGI-CA segue trabalhando na articulação das feiras para que elas aconteçam todos os domingos, visando assim a diminuição dos pets abandonados.  Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h