Gabinete da Causa Animal estimula acolhimento responsável de pets através das feiras de adoção

Gabinete tem atuado em parceria com Unidade de Vigilância de Zoonoses em prol da saúde e bem-estar dos pets

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 28/03/2022 às 13:10
Gabinete da Causa Animal estimula acolhimento responsável de pets  através das feiras de adoção
Feira de Adoção já assegurou lares para 126 animais no Município. Fotos: Assessoria GGI-Causa Animal

Neste domingo (27) ocorreu a 21ª edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h, na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram vacinados 37 animais, sendo 26 cães e 11 gatos, sendo assegurado lar para um cão filhote.

O morador do Jacintinho, Fernando Souza, esteve na feira e fez uma adoção responsável. Ele recebeu da equipe técnica, orientações sobre os cuidados com o pet. O tutor falou sobre o acolhimento que realizou.

“Me identifiquei bastante com esse cãozinho desde que cheguei na feira, super dócil e carinhoso. Essa feira da Prefeitura é muito importante para diminuir o abandono e ajudar os animais da nossa cidade. Vou decidir com minha família o nome e esse filhote vai ser muito bem cuidado”, contou Fernando.

Fernando Souza acolheu um cão filhote. Foto: Assessoria GGI-Causa Animal
Fernando Souza acolheu um cão filhote. Foto: Assessoria GGI-Causa Animal

O Gabinete informa aos tutores que os filhotes passam por avaliação do médico-veterinário. Quem acolhe o pet também recebe orientações sobre quando vão poder levar o animal à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. Já os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Todos os animais adotados recebem um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, convida a população de Maceió para visitar a feira.

“Adotar um pet, além de ser uma bela expressão de amor, é uma atitude que contribui para a redução no número de animais abandonados. Desde outubro estamos fazendo essa ponte entre os companheiros de quatro patas e as famílias de Maceió. E queremos expandir cada vez mais”, explicou a coordenadora.

A Feira de Adoção já assegurou lares para 126 animais desde sua implementação em outubro de 2021, mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam. E o GGI-CA segue trabalhando na articulação das feiras para que elas aconteçam todos os domingos, visando assim a diminuição dos pets abandonados.  Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade.

GGI-CA

Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: ggicausaanimal@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h