Gabinete da Causa Animal e UVZ realizam Feira de Adoção na Rua Aberta no domingo (24)

Feiras de adoção já totalizam 129 adoções responsáveis

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 21/04/2022 às 20:11
Gabinete da Causa Animal e UVZ realizam Feira de Adoção na Rua Aberta no domingo (24)
Cães e gatos vão estar disponíveis para adoção. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), vai realizar neste domingo (24), das 8h às 16h, mais uma Feira de Adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. Além dos cães e gatos disponíveis para adoção, a equipe da UVZ também vai aplicar doses de vacina antirrábica nos pets que forem para feira com os tutores.

As feiras de adoção do têm contribuindo para diminuir o cenário de abandono dos pets. Desde o início da ação, em outubro de 2021, já foram asseguradas 129 adoções responsáveis. Em cada edição das feiras a equipe reforça a responsabilidade que o tutor deve assumir com a vida do animal.

A coordenadora do GGI-Causa Animal, Marcella Soares, falou sobre a importância do repasse dessas informações a cada adoção.

“Os novos tutores precisam estar cientes de que é preciso garantir alimentação adequada com água limpa e fresca à vontade, oferecer local limpo, protegido contra o frio e o calor, manter a vacinação em dia, além de muito amor e carinho para os pets. Queremos convidar toda a população para participar das feiras de adoção e fortalecer cada vez mais essa rede de afeto e proteção aos animais de Maceió”, explicou a coordenadora. 

A coordenação do gabinete reforça que na adoção responsável, o que menos importa é a idade ou a raça do cão ou gato. Considera-se principalmente a oportunidade que o futuro tutor tem de acolher um animal que está precisando de um lar. A adoção é gratuita e os visitantes da feira têm todo suporte para escolher e esclarecer todas as dúvidas sobre os pets. 

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Já os filhotes passam por avaliação do médico veterinário e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

O Gabinete da Causa Animal reforça que os cães e gatos adotados recebem um chip de identificação que permite saber quem é o responsável em caso de abandono. 

Animais adultos e filhotes vão estar presentes na feira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Animais adultos e filhotes vão estar presentes na feira. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Para adotar

Para adotar um animal, o tutor deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira à sexta-feira, diretamente na unidade. Mais informações: (82) 3315-5456.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h