Gabinete da Causa Animal destaca aumento de castração e adoção de animais

Castrações de animais em Maceió tiveram aumento de 397%

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 27/12/2022 às 09:11
Gabinete da Causa Animal destaca aumento de castração e adoção de animais
Prefeitura de Maceió aumenta o número de castrações em 2022. Foto: Secom Maceió

O ano de 2022 iniciou com avanços significativos para a causa animal em Maceió com a criação do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA). A proposta tem o objetivo ampliar o olhar, cuidar da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos animais de Maceió. 

Entre as ações articuladas pelo Gabinete estão as feiras de adoção que acontecem de forma permanente nos fins de semana. Já foram realizadas 53 edições, na Rua Aberta e nos shoppings da capital, que já garantiram mais de 300 adoções responsáveis de cães e gatos. A ação é realizada em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) que em todas as edições também ofertam doses de vacina antirrábica aos pets que são levados pelos seus tutores. 

O trabalho tem contribuído na mudança da realidade de abandono dos pets que vivem abrigados temporariamente na UVZ, e também nas ONGs e lares de protetores independentes. As feiras têm dado uma oportunidade para os animais serem reintroduzidos na sociedade de uma forma digna. 

Antes de serem adotados, eles são vermifugados, vacinados, identificados através de microchip e com a castração garantida, o que diminui o número de animais nas ruas, já que é feito o controle populacional através das castrações e da disseminação de informações para a população.

Castramóvel

O GGI-CA também foi responsável por iniciar as atividades com o Castramóvel da Prefeitura de Maceió nos bairros da capital. O Programa de Controle Populacional Permanentes de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió já percorreu 11 bairros. Nesta ação já foram realizadas cerca de 700 castrações, 1.300 atendimentos clínicos e 1.700 vacinações antirrábicas.

Além da agenda nos bairros, o Castramóvel também realiza o atendimento aos animais dos protetores independentes de Maceió, castrando de 350 animais. Até o momento 32 protetores já receberam assistência municipal, sendo 18 que entraram em contato via central de atendimento e 14 habilitados no primeiro edital de cadastramento de entidades protetoras e protetores independentes, que identificou uma população de cerca de 900 animais.

Com o Gabinete da Causa Animal, a Prefeitura avança nas políticas públicas direcionadas às castrações em massa, método mais efetivo para o controle populacional e que também contribui com a redução do abandono de animais. No período de 2018 a 2021 foram realizadas um quantitativo médio de 261 castrações por ano. Em 2022 o número passou para 1.298 animais esterilizados em Maceió, o que representa aumento de 397%.

Saúde da Gente Pets

A coordenação do Gabinete da Causa Animal também realizou articulações e conseguiu incluir a pasta animal no maior Programa de Saúde Itinerante do Brasil, o Saúde da Gente. Esta frente, chamada de Saúde da Gente Pets, já realizou mais de 29 mil atendimentos de cães e gatos em 60 localidades da capital. 

Nas estruturas que são montadas simultaneamente em diferentes espaços da cidade são ofertadas consultas eletivas, vermifugação e vacinação antirrábica. De forma descentralizada, mais de 12 mil animais já foram imunizados por meio da ação, que oferta as vacinas aos animais que não participaram das campanhas anuais promovidas pelo Município. 

Parque Canino

Reforçando o compromisso com bem-estar dos animais também foi implementado o primeiro parque canino de Maceió, o ParCão, situado na Praça do Skate. Além deste, estão previstas a instalação de mais espaços recreativos para cães e tutores nas praças localizadas no Conjunto José Tenório, Graciliano Ramos, Jatiúca, Rosane Collor, Osman Loureiro, São Jorge, Prado e Salvador Lyra, 

Para atender a população o Gabinete conta com uma central de atendimento que funciona através do WhatsApp (82) 9.8752-6505 de segunda à sexta-feira tirando dúvidas da população, recebendo também informações sobre animais achados e perdidos, e adoção online, contribuindo para divulgação dos mesmos no site da Prefeitura.

“Ainda temos muito a avançar na implementação de políticas públicas direcionadas à causa animal. Acreditamos que os resultados obtidos este ano demonstram a importância e a carência que a nossa capital tem em relação a saúde e bem-estar animal. A implementação de uma pasta dedicada exclusivamente à causa contribui com a mudança da realidade dos animais da nossa cidade”, concluiu a coordenadora do GGI-A, Marcella Soares.   

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h