Gabinete da Causa Animal alerta sobre combate e prevenção ao câncer de mama em animais

O câncer de mama atinge pelo menos 30% das gatas e 40% das cadelas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 30/10/2022 às 18:22
Gabinete da Causa Animal alerta sobre combate e prevenção ao câncer de mama em animais
Gabinete da Causa Animal alerta que cães e gatos também precisam de atenção e prevenção para o câncer de mama

Outubro é marcado pela campanha de conscientização para o diagnóstico e prevenção do Câncer de Mama, o Outubro Rosa, essa iniciativa também se estende para os pets. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama atinge pelo menos 30% das gatas e 40% das cadelas, destes 20% são diagnosticados tardiamente, o que traz danos ao tratamento, levando à um prognóstico reservado.

A equipe médica veterinária do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) ressalta que os machos, de cães e gatos, também podem desenvolver câncer de mama, por isso, a importância da visita regular ao veterinário, a fim de diagnosticar precocemente é fundamental.

A visita regular ao médico veterinário tem o intuito de acompanhar o histórico do animal, através de exames físicos e exames de rotina, para identificar e diagnosticar possíveis doenças, e tratá-las mais cedo, favorecendo o prognóstico.

A médica veterinária do GGI-CA, Larissa Rocha, ressalta alguns pontos que podem ser observados pelos tutores. 

“Os tutores, em casa, podem ajudar na prevenção, através da verificação/palpação das mamas dos animais, ao observar qualquer alteração ou nódulo mamário, é imprescindível a confirmação do médico veterinário, para traçar o melhor tratamento, garantindo uma melhor qualidade de vida e bem-estar para o animal”, orientou a Veterinária. 

Entre as medidas preventivas, estão: visita frequente ao médico veterinário (principalmente animais acima de 5 anos), evitar a obesidade animal, não fazer uso de contraceptivos (vacina anti-cio) e realizar a castração após o primeiro cio.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h