Feiras de adoção do fim de semana garantem lar para mais sete animais

Ação ocorreu no Shopping Pátio Maceió, nesse sábado (19), e na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde, no domingo (20)

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 21/02/2022 às 09:30
Feiras de adoção do fim de semana garantem lar para mais sete animais
Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Neste fim de semana (19 e 20), a feira de adoção de animais da Prefeitura de Maceió assegurou novos lares para sete animais. As ações aconteceram em dois pontos da capital, nas partes alta — no Shopping Pátio Maceió (Cidade Universitária) — e baixa — na Rua Aberta (orla de Ponta Verde).

No shopping, dez animais foram levados e ficaram em um stand no estacionamento das 10h às 16h. Desses, três cães foram adotados. Já na praia, mesmo com o expediente da equipe sendo somente pela manhã por conta das chuvas, foram dois cães e dois gatos.

Disponibilizar a feira em duas regiões da cidade é uma estratégia do Gabinete de Gestão Integrada da Causa Animal para facilitar o acesso da população à iniciativa. Desde outubro de 2021, início da ação, já são 115 adoções de animais, entre cães e gatos, filhotes e adultos.

Fabia Rayanhy com o novo membro da família, Scooby. Foto: Ascom GGI Causa Animal
Fabia Rayanhy com o novo membro da família, Scooby. Foto: Ascom GGI Causa Animal

Fabia Rayanhy estava passeando com o esposo pela orla martítima quando viu a estrutura da feira. Ao se aproximar, ficou encantada pelos animais e um cão chamou a atenção do casal. “Estava tudo muito organizado. Ficamos encantados pelos filhotes, em especial o que adotamos, que tem quatro meses, batizamos de Scooby. Ele está super bem, gosta de passear e está convivendo bem com os demais, afinal, já tínhamos um outro cachorro e uma gata, que também foram adotados. Ele veio para completar a família!”.

A coordenadora do GGI, Marcella Soares, fala sobre a importância das feiras de adoção do Município “Estamos trabalhando nas feiras desde o ano passado para dar uma nova chance aos animais com histórico de abandono. Nosso trabalho é contínuo, sempre estamos explicando todas as responsabilidades para quem decide adotar. Nosso compromisso é o bem-estar dos animais. Cada pet adotado é uma alegria enorme para nós, pois eles terão uma família, serão amados e cuidados”, explica.  

Todos os animais que são disponibilizados para adoção estão saudáveis e passam por avaliação do médico veterinário, além disso, se forem adultos, já são castrados. Outro cuidado é estar com a primeira dose da vacina antirrábica em dia, vermifugados e testados para leishmaniose.

Quando filhotes, os adotantes recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância de Zoonoses para receber a vacinação contra raiva e a castração.

O animal adotado também recebe um chip de identificação que permite identificar o responsável em caso de abandono. O compromisso do Gabinete tem refletido na adesão da população às feiras, que cresce a cada edição.

Para adotar  

Os animais levados para adoção estão abrigados na sede da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro da Cidade Universitária, e as adoções também podem ser feitas diretamente na sede do órgão.

Para isso, a pessoa deve ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h