Feira de Adoção realizada no Maceió Shopping assegura seis acolhimentos responsáveis

Gabinete da Causa Animal tem realizado articulações com os shoppings para realização de mais edições das feiras municipais

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 30/10/2022 às 17:35
Feira de Adoção realizada no Maceió Shopping assegura seis acolhimentos responsáveis
Equipe municipal presente na ação orienta os tutores sobre os cuidados necessários ao longo de toda vida do animais. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) realizou no sábado (29), das 9h às 16h, mais uma Feira de Adoção, desta vez em uma parceria com o Maceió Shopping, no bairro da Mangabeiras, que sediou no a estrutura da feira no estacionamento do centro  de compras. A ação tem apoio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião, foram adotados cinco cães, além da aplicação de doses de vacina antirrábica nos pets que foram levados pelos os tutores.

O Maceió Shopping é pet friendly e tem sido parceiro do Gabinete da Causa Animal disponibilizando espaço para montagem da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. O Gabinete da Causa Animal tem articulado para que as feiras de adoção sejam realizadas de forma permanente aos fins de semana.

A coordenação do GGI-CA ressaltou a importância de ações integradas entre o serviço público e empresas privadas. “A possibilidade de realizar a ação em um centro de compras que possui grande fluxo de pessoas traz mais oportunidades para os pets encontrarem um lar, e também por meio dessa iniciativa levamos conteúdo socioeducativo sobre o cuidado com os animais para um grande público”,  relatou a coordenadora Marcella Soares. 

O médico veterinário e responsável técnico da UVZ, Diogo Brêda, falou sobre a importância da realização das feiras de forma permanente. 

“A Feira de Adoção é uma oportunidade para filhotes abandonados serem reintroduzidos na sociedade de uma forma digna: vermifugados, vacinados e com a castração garantida. Dessa maneira diminuímos o número de animais nas ruas, temos o controle populacional garantido pelas castrações, levamos alegria para casa de muitas pessoas e disseminamos informação para população”, relatou o Veterinário. 

Igor Almeida e Andrea Pontes estavam passeando pelo centro de compras e realizaram uma visita na feira, se encantaram por um dos pets e realizaram a adoção responsável. 

“Ao chegar no Maceió Shopping avistamos a equipe da feira, fomos resolver o que tínhamos, na saída fizemos uma visita e nos encontramos por esse rapazinho que agora vai fazer parte da nossa família, estamos muito felizes, vamos cuidar com todo carinho”, relatou o casal após assinar o termo de adoção. 

Igor Almeida e Andrea Pontes realizaram a adoção de um cão filhote na edição. Foto: Ascom GGI-CA
Igor Almeida e Andrea Pontes realizaram a adoção de um cão filhote na edição. Foto: Ascom GGI-CA

As feiras de adoção têm contribuído para a diminuição do abandono de animais em Maceió. Já foram realizadas 270 adoções, desde o início da ação em outubro de 2021.    

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h