Feira de Adoção de animais acontece neste domingo (21)

Pets adultos e filhotes vão estar disponíveis para adoção responsável na Rua Aberta, Ponta Verde

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 19/08/2022 às 14:26
Feira de Adoção de animais acontece neste domingo (21)
Gabinete da Causa Animal tem incentivado a adoção responsável. Foto: Ascom GGI-CA

O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) vai realizar, neste domingo (21), das 8h às 16h, mais uma Feira de Adoção na Rua Aberta, na orla de Ponta Verde. A ação será executada em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Além dos cães e gatos disponíveis para adoção, a equipe da UVZ também vai aplicar doses de vacina antirrábica nos pets que forem levados para a feira pelos seus tutores. 

Os visitantes da feira, interessados em adotar um pet, recebem orientações da equipe sobre a adoção responsável para assegurar a proteção da vida desses animais. A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Fernanda Rodrigues, falou sobre a realização das feiras de forma permanente no Município.

“Desde outubro de 2021, as feiras têm acontecido de forma permanente aos fins de semana. A equipe que trabalha nas ações têm desenvolvido um trabalho educativo e de conscientização, voltado para os tutores compreenderem as responsabilidades que estão envolvidas ao realizar uma adoção. O fluxo de adoções tem contribuído para diminuir a  superlotação da UVZ, além de assegurar um lar com condições ideais para cães e gatos que viviam em situação abandono", explicou a coordenadora.

A coordenação do Gabinete também pontua que todos os animais que são levados para participar das feiras passam por avaliação da equipe de médicos veterinários. Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à UVZ para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que  permite identificar o responsável em caso de abandono.

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h