Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió tem promovido o acolhimento responsável de animais

Feiras de adoção municipais passaram a ocorrer de forma permanente desde outubro de 2021 e já asseguraram lares para 245 animais

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 26/09/2022 às 14:39
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió tem promovido o acolhimento responsável de animais
Cães e gatos, adultos e filhotes estão disponíveis para adoção durante as edições das feiras municipais. Foto: Ascom/GGI-CA

Neste domingo (25) ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião foram adotados dois animais, sendo um cão e um gato. 

O GGI-CA tem trabalhado para promover a adoção responsável através da realização das feiras. A equipe municipal presente na ação passa para os visitantes que adotam ou que tem interesse em adotar todos os cuidados necessários para manutenção da saúde, da proteção e do bem-estar dos animais.

Para realizar uma adoção é importante que os adotantes avaliem fatores como espaço físico, aceitação da família, custos (alimentação e saúde), tempo para se dedicar ao animal (bem-estar). Os novos tutores são orientados quanto a esses fatores que são fundamentais para que os pets tenham qualidade de vida.

A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, destacou as necessidades que precisam ser observadas no processo de adoção para garantir o bem-estar dos animais.

“As feiras de adoção promovidas pela Prefeitura de Maceió levam para a população orientação importantes em relação aos cuidados com os animais. Entre os pilares estão pontos como uma boa alimentação, com comida em quantidade, qualidade e frequência ideal, além de água fresca, manutenção do calendário vacinal, visitas periódicas ao médico veterinário, ambiente  adequado e momentos recreativos”, explicou a coordenadora.

A coordenação do Gabinete da Causa Animal também enfatizou que a equipe de médicas veterinárias do GGI-CA faz, periodicamente, o monitoramento dos animais adotados, para assegurar a proteção e defesa dos animais. Todos os animais adotados recebem um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

Todos os animais adotados saem com microchip que contém os dados do tutor. Foto: Ascom GGI-CA
Todos os animais adotados saem com microchip que contém os dados do tutor. Foto: Ascom GGI-CA

Andrea Rodrigues fez uma adoção no domingo e falou sobre o atendimento que recebeu. "Adotei uma gatinha, a Pandora, gostei muito do atendimento da equipe, recebi todas as orientações, a Prefeitura está de parabéns”, contou Andrea. 

Para adotar

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira a sexta-feira, diretamente na unidade.

Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do WhatsApp (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.  

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h