Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para animais e alerta sobre Leishmaniose

As feiras acontecem todos os fins de semana e já conta mais de 200 adoções responsáveis

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 29/08/2022 às 00:39
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para animais e alerta sobre Leishmaniose
Feira de Adoção assegurou oito acolhimentos responsáveis no fim de semana. Foto: Ascom GGI-CA

Neste domingo (28), ocorreu mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião, foram adotados oito animais, sendo um gato e sete cães.  

Além de incentivar a adoção responsável no município, esta edição foi marcada por uma ação socioeducativa direcionada ao Agosto Verde, que no calendário pet representa a campanha de combate e controle da Leishmaniose.

A coordenação do GGI-CA contou com apoio da Nutriagro, empresa de produtos veterinários, para realizar trabalho socioeducativo sobre a doença. Todos que estiveram presentes na feira receberam material impresso, orientações voltadas aos ricos e formas preventivas dessa zoonose.  A médica veterinária da Nutriagro, Ana Beatriz, falou sobre as atividades que foram desenvolvidas ao longo da ação. 

“Essa ação socioeducativa serviu para informar as pessoas sobre a importância de fazer a vacina para combater a Leishmaniose mais o uso do repelente. A ação de conscientização das pessoas abordou os riscos e formas de prevenção, como a necessidade da utilização de dupla defesa, vacinação e repelente. A parceria com o Gabinete foi muito construtiva”, contou a veterinária.

Na ocasião, a moradora do Centro, Rita Oliveira, fez uma adoção responsável e falou sobre as orientações que recebeu “Adotei uma cadelinha e gostei muito das informações que recebi, não conhecia os riscos da doença, o trabalho da equipe da Prefeitura foi muito bom, estão todos de parabéns”, contou Rita.

A médica veterinária do GGI-CA, Caroline Vital, esteve presente ao longo da edição e falou sobre a importância do trabalho educativo realizado na feira. 

“As Feiras de Adoção da Prefeitura de Maceió são de extrema importância, pois elas fazem com que o médico veterinário consiga de forma mais direta conversar com a população, passando as orientações sobre os cuidados e responsabilidades que os tutores precisam ter com os animais ao longo da vida, como a necessidade da vacinação, a importância da castração e da medicina profilática, tendo esse momento educativo e se fazendo presente na sociedade”, explicou a veterinária. 

As Feiras de Adoção da Prefeitura acontecem de forma permanente, todos os fins de semana e já acumula mais de 200 adoções responsáveis. Além das feiras, os animais que estão abrigados temporariamente na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda a sexta-feira, diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h