Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura adoção para sete animais

No domingo foram adotados pets da ONG Pata Voluntária e que estavam abrigados temporariamente na UVZ

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 12/12/2022 às 11:08
Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura adoção para sete animais
Messias fez a adoção de dois cães nesta edição da Feira. Foto: Ascom GGI-CA

Neste domingo (11) ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).

Na ocasião, mais sete pets foram adotados, sendo cinco animais que estavam abrigados temporariamente na UVZ e dois pets da ONG Pata Voluntária, que também participou desta edição. A voluntária, Débora Benzecry, falou sobre a importância de participar da ação municipal que tem realizado um trabalho socioeducativo voltado para promoção da adoção responsável. 

“Para essas adoções serem possíveis, precisamos de um espaço disposto a nos apoiar, e com isso, a Prefeitura nos deu uma ajuda excepcional. Gratidão pela chance que o Prefeito JHC tem dado aos animais do Município, a feira de adoção foi um sucesso, pois cada animal adotado tem uma nova chance de ser acolhido por uma família responsável”, nos contou Débora Benzecry. 

A coordenadora, Marcella Soares, falou sobre o apoio que o Gabinete da Causa Animal tem dado às ONGs e protetores independentes. 

“Sabemos da dificuldade diária que ONGs e protetores independentes enfrentam diariamente, o Gabinete da Causa Animal tem dado apoio com vacinação antirrábica, castração, orientações sobre manejo, apoio psicossocial aos protetores e a participação nas feiras de adoção, esse fim de semana foi a vez da ONG Pata voluntária”, relatou a coordenadora. 

Nas edições das feiras de adoção a equipe passa aos novos tutores todas as orientações relacionadas aos cuidados que são necessários ao longo da vida dos animais, para que os novos tutores façam o acolhimento dos pets de forma responsável e assegurem o compromisso de cuidar da saúde, proteção, defesa e bem-estar dos pets. 

Para adotar

Para adotar um animal, a pessoa deve ser maior de 18 anos, precisa apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal que está adotando.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana diretamente na unidade. Para mais informações sobre adoção, a população pode entrar em contato através do telefone (82) 98752-6505.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose.

Já os filhotes passam por prévia avaliação médico veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração.

O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h