Castramóvel faz atendimento em Riacho Doce e Pescaria

Cães e gatos do litoral norte receberam assistência dos médicos-veterinários do GGI Causa Animal

Wilson Smith/Ascom GGI Causa Animal 16/03/2022 às 17:59
Castramóvel faz atendimento em Riacho Doce e Pescaria
Castramóvel faz atendimento de cães e gatos de Riacho Doce e Pescaria. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A equipe do Castramóvel da Prefeitura de Maceió iniciou, nesta quarta-feira (16), os atendimentos de triagem para os pets da população de Riacho Doce e Pescaria, no litoral norte da cidade. Das 100 fichas disponibilizadas restaram 30 vagas. O Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) reforça o chamamento aos moradores dos dois bairros para irem nesta quinta-feira (17) até a  Unidade de Saúde da Família Vanderli Maria de Andrade, em Riacho Doce, das 08h às 12h, para a retirada das fichas remanescentes.

Neste primeiro dia de atendimento, os animais passaram por consulta e coleta de sangue.  As castrações são agendadas pela equipe do Gabinete da Causa Animal sob avaliação dos veterinários e após a verificação do resultado dos exames. 

A médica-veterinária, Larissa Rocha, que integra a equipe do Castramóvel, explicou sobre a importância da ação.  

“Nos atendimentos aos animais notamos a importância da ação no bairro, devido ao grande número de cães e gatos na região, onde a maioria é semi-domiciliado, o que contribui para a proliferação de doenças, principalmente as de caráter zoonótico, e também fêmeas com histórico de aplicação de medicação anti-cio, que pode gerar graves problemas à saúde do animal”, destacou Larissa. 

Além das consultas eletivas, os pets de Riacho Doce e da Pescaria puderam contar com vacinação antirrábica aplicada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Nesta quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), os profissionais da UVZ também vão realizar a vacinação contra a raiva, das 8h às 12h. Para esta ação, os moradores não precisam pegar ficha. No primeiro dia foram aplicadas 68 doses da vacina antirrábica. 

Foram aplicadas 68 doses de vacina antirrábica pela equipe da UVZ. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Foram aplicadas 68 doses de vacina antirrábica pela equipe da UVZ. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O morador de Riacho Doce, Bartolomeu José de Melo, trouxe sua gata Morgana para participar do projeto. “Achei ótima essa ação da Prefeitura, fui bem atendido, a equipe foi super atenciosa. Meus animais foram vacinados também. O Castramóvel ajuda bastante vindo até a gente, não precisamos sair do nosso bairro para outro lugar”, contou. 

Outra moradora do bairro levou uma gata para ser atendida. “Achei muito bom, tem muitas pessoas que têm amor pelos animais, mas não têm condições de fazer a castração. Já é uma dificuldade dar a alimentação, nos esforçamos pelo amor que temos pelos animais. Fiquei muito feliz quando vi o carro parado aqui”, disse Kátia Maria. 

Ação faz parte do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Ação faz parte do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, falou do compromisso da Prefeitura em manter nos bairros da cidade o atendimento que garante a qualidade de vida aos pets.

“A equipe está empenhada em atender a população da melhor forma. Nosso compromisso é continuar desenvolvendo ações para implementar políticas públicas para a causa animal. O Castramóvel vem atuando nos bairros da cidade e tem trazido melhorias para a população. Estar nas comunidades é muito importante, porque, de fato levamos o serviço para quem realmente precisa”, destacou a coordenadora do GGI-CA.

Castramóvel

O Castramóvel integra o Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos do Município e visa o controle populacional dos pets. A unidade móvel de castração já esteve nos bairros Benedito Bentes e Ipioca. A ação será levada para outras comunidades. A intenção é fazer o controle da população de animais em situação de rua, além de combater as doenças transmitidas pelos animais aos humanos.

SEBEMA

Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal

Rua Sá e Albuquerque, 235 - Jaraguá, Maceió - AL
CEP 57022-180 // Telefone: 82 98752.6505
E-mail: sebema@maceio.al.gov.br
Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h