Geomanta: Maceió deseja se tornar referência na contenção de encostas
Representantes da Prefeitura foram à Recife, pioneira no procedimento, para conhecer a aplicação de geomanta
Nesta segunda-feira (10), representantes da Prefeitura de Maceió foram à Recife para se reunir com a Defesa Civil local e conhecer um procedimento de prevenção contra o deslizamento de encostas no qual a cidade é pioneira: a geomanta. O grupo trocou, ainda, experiências sobre o Programa Parceria, desenvolvido pela Prefeitura da capital pernambucana.
O objetivo do grupo de Maceió foi presenciar de perto os resultados das intervenções feitas com o uso de geomanta. O procedimento serve para revestir superfícies e proteger o solo contra temporais em áreas sujeitas à erosão. Na oportunidade, o grupo visitou a Travessa Hidrolândia, no Alto José Bonifácio, onde observaram uma aplicação de geomanta feita em janeiro deste ano.
Na segunda parada, conheceram a Rua Matará, na Mangabeira. Lá, presenciaram uma colocação de geomanta que já foi aplicada há seis anos e segue trazendo tranquilidade e segurança para aproximadamente 40 famílias da região. O produto tem durabilidade de até oito anos com perfeito funcionamento.
“Vimos um vídeo de um líder comunitário de Maceió mostrando aplicação da geomanta aqui e, pesquisando sobre o assunto, percebemos que Recife é uma cidade pioneira na prevenção de deslizamentos de encostas. Viemos conhecer a experiência do Recife e levaremos essa inovação para nossa cidade”, destacou o assessor especial do prefeito de Maceió, Robert Wagner.
A última para ocorreu no Morro da Conceição, onde o grupo de Maceió foi apresentado ao Programa Parceira, que consiste na junção de força entre população e Prefeitura. Nessa iniciativa, o poder público entra com o material e todo o suporte técnico e os moradores com a mão de obra.
“É muito importante levar para outros lugares nossa experiência com esses programas que estão salvando muitas vidas aqui no Recife”, ressaltou a gerente geral de Engenharia da Defesa Civil do Recife, Elaine Hawson.
Alexandre Vieira/Ascom Sudes