Saúde e Gabinete da Mulher levam ações para mulheres em situação de rua

Oficina de maquiagem, entrega de kits de higiene, orientações sobre doenças, aferição de pressão arterial e glicemia foram algumas atividades realizadas pelos profissionais

Marília Ferreira/Ascom SMS 15/03/2022 às 15:04
Saúde e Gabinete da Mulher levam ações para mulheres em situação de rua
Ação fez parte da programação da campanha Março Lilás. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

O projeto ‘Empodera Mulher na Comunidade’ foi levado, nesta terça-feira (15), para as mulheres do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP). A ação aconteceu no espaço comunitário Cristolândia, localizado no Centro de Maceió, e foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Consultório na Rua, e o Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, sendo a continuidade das atividades do Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de colo uterino.

O público feminino contou com diversas atividades de promoção da autoestima e cuidado com a saúde. Rodas de conversa, corte de cabelo, oficina de maquiagem, entrega de kits de higiene, doações de alimentos, aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 foram as ações desenvolvidas na ocasião.

“Pensando na condição da mulher em situação de rua, esta ação é mais para valorizar e dar visibilidade a este público do que fazer uma comemoração, em razão de todos os desafios que as mulheres em situação de rua enfrentam diariamente. Por isso, tivemos a ideia de realizar esse momento fazendo uma roda de conversa com elas, escutando os desafios e as lutas que enfrentam nas ruas e também trazendo cuidados de saúde e beleza para possibilitar a melhora da autoestima”, informou a coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales.

Coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora do Consultório na Rua, Jorgina Sales. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Para a coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes, as mulheres em situação de rua também necessitam de apoio e ações que possibilitem seu bem-estar.

“Nesse mês de março todas as mulheres serão exaltadas, inclusive aquelas que estão em situação de rua. É por isso que estamos aqui na Cristolândia, desenvolvendo uma série de atividades para elas, trazendo empoderamento, elevando a autoestima e proporcionando mais saúde. As mulheres em situação de rua são pessoas especiais e merecem todo o nosso apoio e valorização”, enfatizou Ana Paula.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS
Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres, Ana Paula Mendes. Foto: Victor Vercant/Ascom SMS

Durante o encontro, as mulheres em situação de rua participaram de uma roda de conversa com os profissionais das pastas, onde elas relataram os desafios enfrentados em seu cotidiano.

Uma das participantes, que se identificou como Maria José, de 22 anos, aprovou a ação e disse que a atividade significou um espaço de cuidado e apoio.

“Esse momento representa cuidado, os profissionais estão dando o apoio que nós precisamos. É muito bom ver que existem pessoas que se preocupam com a nossa saúde e bem-estar. Por isso, só tenho que agradecer a todos os profissionais que estão envolvidos nessa ação”, comentou.

Confira a programação dos próximos dias

18/03 | 8h às 14h - Dia D do Março Lilás. Local: Unidades de Referência dos Distritos Sanitários e PAM Salgadinho

18/03 | 8h às 14h - Ação de saúde no ginásio de esportes do Pontal da Barra

19/03 | 7h - Edição especial do Praia Acessível para mulheres e meninas com deficiência. Local: Praia de Pajuçara

25/03 | 9h às 16h - Projeto Empodera Mulher na Comunidade. Local: Praça Padre Cícero (Benedito Bentes)

SEMUC

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania

Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180
Telefone: (82) 98746-9717
E-mail: cidadania@semuc.maceio.al.gov.br